Notícias

  • Defesa Civil |
  • 04.02.19 - 05:07 |
  • Por Assessoria

Barragens: Prefeito e secretário percorrem órgãos fiscalizadores para pedir apoio técnico


Órgãos fiscalizadores na área ambiental e infraestrutura dos governos federal e estadual estão sendo acionados pelo município de Palmeira dos Índios para realizar novas vistorias na barragem Mata da Cafurna, localizada em área indígena do município. Nesta segunda-feira (5) o prefeito Júlio Cezar e o secretário municipal de Defesa Civil Flávio Emilio se reuniram com representantes destes órgãos para pedir apoio técnico.

O secretário de Defesa Civil disse que o assunto preocupa a todas. “Já estamos fazendo um Plano de Contingência para assegurar todas as medidas de segurança que essa situação requer. A ordem do prefeito é buscar outras opiniões e apoio técnico para obtermos todas as respostas para tranquilizar a sociedade palmeirense. Estamos agindo com muita discrição e responsabilidade por se tratar de um assunto que preocupa a todos” ressaltou Flávio Emilio. 

Por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, o município está buscando apoio logístico que seja possível a realização de novos laudos técnicos sobre os riscos nas duas maiores barragens, Mata da Cafurna e Bálsamo. “Já temos um Laudo Técnico assinado por um engenheiro civil do município, mas é prudente ouvir também outros órgãos até termos a certeza de que realmente não há risco nenhum para a população” explicou o prefeito Júlio Cezar. 

Ficou definido que na terça-feira (12),  da próxima semana, uma equipe multidisciplinar formada pela Defesa Civil Municipal e Estadual, CREA, IMA, FUNAI e SEMARH estarão em Palmeira dos Índios para iniciar novas vistorias nas duas barragens do Bálsamo e da Mata da Cafurna. Os órgãos fiscalizadores, cada um em sua área específica, deverão apresentar um parecer técnico que aponte que se as duas barragens estão fora de riscos.