Notícias

  • Economia |
  • 07.01.19 - 06:42 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Programa Mulheres Mil forma 130 mulheres em Palmeira dos Índios


Programa Mulheres Mil forma 130 mulheres em Palmeira dos Índios

130 mulheres se formam pelo Programa Mulheres Mil (Fotos Lucianna Araújo)

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, formou nesta segunda-feira (7) 130 mulheres que fazem parte do Programa Mulheres Mil, nos cursos de confeiteira, masseira, cartonagem e de confecções. O curso, que teve 1 ano e 8 meses de duração, é iniciativa do Governo Federal, em Parceria com o Ifal Campus Palmeira e a prefeitura. Estruturado em três eixos – educação, cidadania e desenvolvimento sustentável – o Programa possibilita a inclusão social, por meio da oferta de formação, focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, para que as mulheres consigam melhorar a qualidade de vida e das comunidades onde moram.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo Cléa Carvalho, os cursos de confecções, que envolve lingerie e moda praia, e gastronomia são os dois segmentos a serem impulsionados no município. “Tudo isso com mão de obra qualificada, colocando essas mulheres no mercado de trabalho, tanto no mercado formal como em cooperativas e associações, para atender essas entidades. Agora, vamos aperfeiçoar essa mão de obra, com a parte de indústria, para que elas possam atender a demanda de mão de obra qualificada em Palmeira que é grande”, explicou a secretária.

O prefeito em exercício Márcio Henrique Carvalho foi o patrono das 130 mulheres que concluíram o Programa. “A coisa mais importante, nesse processo, foi que procuramos juntos com o Ifal e os órgãos ligados ao Mulheres Mil, a apresentação dos cursos de formação onde havia mais necessidade no município. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico fez todo esse trabalho e hoje estamos entregando essas mulheres prontas, principalmente neste momento de grande desemprego no país. Às vezes, existem as vagas, mas não existe a mão de obra qualificada. A partir disso, o Governo Júlio Cezar se preocupou em buscar as parcerias com o Ifal, que sempre foi nosso colaborador.  Estão de parabéns o Governo Júlio Cezar, o Ifal e todas essas mulheres que hoje se formam em busca de uma vida melhor”, destacou o prefeito em exercício Márcio Henrique.

O paraninfo da turma do Programa Mulheres Mil em Palmeira Marx Beltrão, disse que se sentiu muito honrado com o convite e aposta na continuidade da formação para que outras mulheres possam ter uma profissão e saim da situação de vulnerabilidade. “Estou muito lisonjeado com o convite para ser paraninfo da turma. Parabenizo a secretária Cléa, junto com o Júlio, o Márcio e toda a equipe porque o município chega patamares que antes não alcançava, com mão de obra qualificada e a oferta de cursos profissionais, para que as pessoas possam entrar no mercado de trabalho de forma dinâmica e com preparação. Muitas vezes o proprietário local contrata pessoas de outros municípios pois não encontra aqui o que procura. Com a formação, tudo muda”, afirmou.

 

E continuou. ” Esses cursos, em comum acordo com quem emprega no município, que tem uma demanda de mercado de trabalho, é importante para o crescimento econômico local e pode dar a oportunidade de montar, quem sabe, o próprio negócio. Me coloco à disposição, como deputado federal, para buscar a continuidade do Programa Mulheres Mil, em Palmeira, junto com o prefeito Júlio e toda a sua equipe”, finalizou o deputado Marx Beltrão.

 

Estiveram presentes ao evento os secretários municipais de Planejamento Adalberon Sá, de Assistência Social Mônica Targino, de Educação Alcineide Nascimento, o reitor do Ifal Campus Palmeira Carlos Guedes Lacerda, a diretora do Instituto Ana Quitéria e o vereador por Palmeira Cristiano Ramos. O Coral das Mulheres Mil de Paripueira participaram da solenidade.