• Ações |
  • 07.08.19 - 06:55 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

130 anos de Palmeira: População participa de Ouvidoria Itinerante

Controlador-geral do município Klenaldo Oliveira explica a alunos da rede municipal de ensino público a importância da Ouvidoria (Fotos: Diego Wendric/Assessoria)

Em comemoração aos 130 anos de Palmeira dos Índios, a prefeitura, por meio da Controladoria Geral do Município, realizou nesta quarta-feira (7) a ação Ouvidoria Itinerante. Ligada à Controladoria, Corregedoria, Auditoria e Coordenação de Combate à Corrupção, a Ouvidoria está dentro dessas macro funções, que tem a intenção de aproximar o usuário de serviços públicos com quem os executa, neste caso, a gestão. Ela é a porta de acesso que o cidadão possui para entrar em contato com a gestão pública. Alunos da rede municipal de ensino público e a população participaram do evento.

Hoje, as leis dão grande importância à Ouvidoria, como a Lei Federal 13460/2017, que versa sobre os direitos do usuário de serviços públicos. “Dentro dessa lei, foi implementada, de fato, a Ouvidoria como uma porta para o cidadão, que passa, agora, a avaliar os serviços públicos. Em Palmeira, trabalhamos no portal da Controladoria, que está no site da prefeitura. Lá o cidadão pode se manifestar, de forma anônima ou identificada. Palmeira deu um passo muito grande, em 2017, quando fomos pioneiros na Lei de Controle Interno”, disse o analista de Controle Interno e Ouvidor Municipal José Jeferson da Conceição Silva.

E continuou. “Além de ter esse sistema, trabalhamos, também, com a Ouvidoria Itinerante, participando de eventos e levando a Ouvidoria para levar o cidadão a se manifestar no sentido de qualificar esses serviços públicos, a partir da opinião de cada um. Participamos de todas as edições do Programa Prefeitura em Ação na sua Comunidade, levando as nossas ações e, agora, nos 130 anos de Palmeira, sempre destacando a importância da Ouvidoria para a população, para que ela seja atuante, com participação social”, finalizou José Jeferson.