• Paixão de Cristo |
  • 07.04.23 - 12:48 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: HELCINEI CORREIA E WENDRIC DIEGO/ASSESSORIA

20ª edição do espetáculo Jesus Rei dos Judeus emociona público em Palmeira dos Índios

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a Companhia Mestres da Graça e a Humana Cena Produções apresentaram nesta quinta-feira (6) a primeira noite da 20ª edição do espetáculo Jesus Rei dos Judeus, a Paixão de Cristo. As apresentações, qua acontecerão até o sábado (8) são gratuitas e acontecem no entorno do Cristo Redentor, na Serra do Goiti, às 20h, no maior teatro ao ar livre da região.

Neste três dias, a partir das 19h, haverá execução de músicas religiosas, interpretadas por artistas locais. A prefeitura  também disponibiliza transporte grátis na entrada do acesso à Serra até o local do evento. O espetáculo tem 1 hora e 40 minutos de duração e emocionou o público presente com a maior história de amor da humanidade, com novos figurinos e 100 pessoas no elenco, entre atores, direção e produção.

Os cenários relembram os templos de Pilatos, a santa ceia, o sinédrio e a própria Serra serve de templo para Herodes, com os cenários naturais do suicídio de Judas e a crucificação de Cristo. Uma iluminação cênica, toda em LED, com efeitos em várias cenas, realça a sonoplastia. Estruturas em alumínio, com pinturas do artista palmeirense Léo Arts, reproduz os cenários palacianos e a área gramada é usada para cenas abertas.

Uma curiosidade destas apresentações é que Cícero Santos, que faz o Jesus, foi o primeiro ator a interpretar este papel, em 2003, permaneceu até 2010 e este ano está de volta à peça teatral. Maria está sendo vivida pela indígena Jaracinã Selestino, que também já fez parte da Paixão em anos anteriores e foi a Maria de 2007, considerada uma das melhores atuações dos últimos 20 anos.

O espetáculo também conta com a nova safra de atores recém-revelados. É o caso do ator Rubens Einstein, que faz Satanás, e o ator Carlos Vinícius que dá vida a Herodes. Judas é interpretado pelo ator Robson Silva, que é pernambucano, de Bom Conselho, mas já desenvolve trabalhos artísticos na cidade há alguns anos.

O diretor geral do espetáculo destacou a alegria em apresentar a 20ª edição da peça. “É uma alegria imensa estar aos pés do Cristo Redentor, comemorando 20 anos do nosso espetáculo. Nesse tempo, mais de 1500 pessoas já participaram do evento. O que vamos ver aqui é a história da Paixão de Cristo contada de uma maneira e formato diferentes. E tudo isso só é possível porque o prefeito Júlio Cezar apoia o evento e transformou este cartão postal em um belo local. Quem não pôde participar neste primeiro dia venha sexta e sábado prestigiar o nosso espetáculo”, disse Marcone Correia.

O prefeito Júlio Cezar ressaltou que o espetáculo remonta a maior história de amor da humanidade. “Estamos investindo recursos próprios neste evento para contar a maior história de amor de um homem pela humanidade, que é Jesus Cristo. Vivemos uma época de reflexão e, se Deus quiser, teremos uma grande Páscoa. Que todos nós aprendamos com o exemplo de Cristo a sermos melhores, pois somos todos irmãos. Em agosto, implantaremos a Via Sacra que, no próximo ano, deixará este lugar ainda mais especial. Prestigiem o nosso espetáculo da Paixão de Cristo, pois está muito bonito e emocionante”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.