2ª edição do Mutirão pela Vida atende mais de 600 pessoas em Palmeira dos Índios
Com o objetivo de reduzir a demanda reprimida de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta sexta-feira (8), e encerra no sábado (9), o 2° Mutirão pela Vida. Cerca de 600 pessoas receberam atendimento neste primeiro dia, com diversos serviços como aferição de pressão e glicemia capilar, citologia, atendimento nutricional, realização de testes rápidos, solicitação de exames laboratoriais e de alta e baixa complexidade, consultas ortopédicas, cardiológicas, psicológicas e odontológicas, entre outros serviços.
Desta vez, as Unidades de Saúde Oásis I e II e Centro foram contempladas. “O nosso primeiro Mutirão atendeu às comunidades de Canafístula e Algodãozinho e, agora, todos os esforços das nossas equipes estão concentrados em eliminar essa demanda reprimida da região central. Os cidadãos palmeirenses merecem chegar à Secretaria de Saúde e ter um pronto atendimento e que seus exames e consultas não demorem tanto, como era anteriormente. Nesta gestão, a prioridade é que as pessoas tenham um atendimento pelo SUS como eles tanto sonham. No próximo Mutirão, outras três UBS’s serão contempladas”, afirmou o secretário de Saúde Jânio Marques.
De acordo com o prefeito Júlio Cezar, a ideia é transformar o galpão onde acontece o Mutirão pela Vida em uma Central de Marcação de Consultas e Exames. “A nossa meta é zerar, até setembro, essa demanda reprimida e a fila de espera do SUS. O paciente precisa de uma resposta rápida e não podemos demorar para resolver as necessidades dele, como a realização de uma cirurgia ou exame. Temos que ser rápidos, pois estamos falando de vidas e da saúde das pessoas e vamos conseguir isso com esses mutirões que estamos realizando agora”, destacou o prefeito.
E continuou. “Por isso, estamos investindo dinheiro da prefeitura para zerar essa espera do paciente de Palmeira e vamos fazer isso com todas as Unidades do município, para reduzir a fila de espera do paciente do SUS. Assim que os mutirões cumprirem seus papéis, vamos transformar este galpão em uma Central de Marcação de Consultas e Exames para que o cidadão não dependa de favor de terceiros para marcar um exame que é direito dele”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.
O Mutirão pela Vida continua neste sábado (9), na Rua José e Maria Passos (prédio em frente à Rádio Sampaio), das 8h às 14h.