• Educação |
  • 05.01.19 - 03:43 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

32 Alunos da rede municipal de ensino público são aprovados para o Ifal, Campus Palmeira

Estudantes durante cursinho preparatório para o Ifal, em 2018 (Foto: Assessoria)

32 alunos da rede municipal de ensino público de Palmeira dos Índios foram aprovados no Processo Seletivo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) 2019, Campus Palmeira, mas a lista pode aumentar com a segunda chamada do Instituto. No ano passado, após as novas listas de chamadas, o número passou de 35 para 42. Este ano, a quantidade de alunos aprovados foi menos do que o de 2018 porque houve uma redução de inscritos para a seleção. As escolas Marinete Neves e Gerson Jatobá, por exemplo, que possuem um público maior de estudantes do 9º ano, tiveram menos de 20 inscritos.

Mesmo assim, após a criação do Cursinho Preparatório Ifal, idealizado pelo prefeito Júlio Cezar, o município tem colocado um número maior de alunos no Instituto. “Antes, o número máximo de alunos que entravam por seleção eram 22. A ideia do preparatório, pelo prefeito e pela secretária de Educação, tem dado melhores condições aos alunos na hora da seleção e, até então, os resultados estão mostrando que está dando certo. Vamos dar continuidade, mais uma vez, este ano, com as aulas começando em março para as disciplinas de português, matemática e conhecimentos gerais”, garantiu o professor  e coordenador do Preparatório Ifal Tony Fábio.

Segundo a secretária municipal de Educação Alcineide Nascimento, os cursinhos preparatórios para o Ifal e o Enem são oportunidades únicas para os alunos da escola pública que não têm acesso a aulas que reforcem o ensino-aprendizagem. “Selecionamos professores formados e qualificados para dar este suporte pedagógico necessário para que eles possam competir, de forma igualitária, com alunos da rede privada, onde muitos estão os dois horários na sala de aula se preparando para o Ifal. É uma oportunidade que o município está dando a esses alunos. Procurem as nossas escolas e se inscrevam, pois este ano tem mais cursinho”, destacou a secretária.

O prefeito Júlio Cezar parabenizou todos os envolvidos nos cursinho preparatório e lembrou que este foi mais um compromisso de campanha realizado com sucesso. “A nossa meta é fazer um número maior de alunos aprovados, tanto no Ifal, que tem um ensino de excelência, e também no Enem. Este ano avançaremos mais, vamos atender um número maior de alunos para o Ifal, ceder fardamento, merenda, assim como alunos que desejem ingressar no Enem. Estão todos de parabéns e volto a lembrar que é por meio da Educação que chegaremos mais longe. Se inscrevam, pois o cursinho é gratuito e de qualidade”, finalizou o prefeito.

Veja as escolas que tiveram alunos aprovados  para o Ifal 2019

Elza Barbosa: 01