Palmeira dos Índios recebe especialistas em workshop sobre Segurança Escolar
Em uma ação pioneira, a Prefeitura de Palmeira dos Índios realizou nesta terça-feira (2), no auditório do Ifal, o workshop Segurança Escolar. No evento, várias autoridades da área de Segurança Pública de Alagoas apresentaram painéis com protocolos atuais e abordaram temas de grande importância para garantir a paz no universo do ensino.
Na ocasião, o prefeito Júlio Cezar deu posse ao novo Conselho Municipal de Segurança que terá, entre outras atribuições, acesso às informações relacionadas à segurança do município, às imagens da Central de Videomonitoramento e ao trabalho investigativo das polícias Civil e Militar.
A gerente do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), coronel Valdenize Ferreira, fez uma apresentação do esforço co-
operativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família.
O programa capacita jovens estudantes com informações e habili-
dades para viver de maneira saudável, sem drogas e nem violência nas escolas.
Outro palestrante do workshop foi o especialista em Segurança Pública coronel Ênio Bolivar. Com o tema Agressor Ativo, ele apontou a prevenção, preparação e respostas para serem aplicadas em situações de emergência. “Os protocolos são importantes, mas simular as situações também é essencial, para que esses protocolos sejam aplicados de forma correta. O prefeito Júlio Cezar está além, porque ele se preocupa com a segurança nas escolas. Com um investimento mínimo ele traz as soluções que a comunidade precisa. Eu o parabenizo e agradeço por poder contribuir com este momento”, disse o coronel.
O secretário municipal de Educação destacou a importância deste evento para o município. “Foi uma satisfação participar de um momento como este, e destaco a importância que o prefeito Júlio Cezar tem dado às questões relacionadas à segurança escolar”, destacou Cristiano Ramos.
De acordo com o prefeito Júlio Cezar, todos os painéis apresentados pelos especialistas serão incluídos na política de segurança das escolas do município. “Nunca discutimos a segurança no ambiente escolar mas, devido aos tempos em que vivemos, fizemos o workshop para reforçar isso. A nossa preocupação não nos permite relaxar, mas fazer treinamentos com vigias, porteiros e motoristas para que estejam capacitados para agir quando for necessário. Este momento foi riquíssimo para nós, quando ouvimos especialistas que possuem até qualificações internacionais e que nos ajudarão a aplicar todos os protocolos necessários para fazer da escola um ambiente mais seguro”, ressaltou o prefeito.
E continuou. “A educação vem de casa, de berço e o estado não vai ocupar esse lugar. É preciso que a família esteja presente nas escolas e participe ativamente da vida escolar dos seus filhos e vigiem o acesso à Internet. O nosso papel é segurar nas mãos desses meninos, cuidar, ensinar e proteger o ambiente em que eles estudam. Desejamos que a escola seja, realmente, um lugar seguro para os profissionais e os estudantes”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.
O Workshop contou com a participação de representantes das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Samu e Guarda Municipal; OAB, Conselho Tutelar, Conselho da Criança, educadores e secretários municipais.