• Religião |
  • 08.12.23 - 02:13 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

8 de dezembro: Dia de fé, devoção e homenagem dos marianos à mãe de Jesus

No dia 8 de dezembro celebra-se o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, santa da igreja católica. A festa litúrgica deste dia teve início em 1854, quando o Papa Pio IX concedeu o título de dogma católico, conceito usado para definir que determinado fato é uma verdade absoluta. No caso da santa, o significado é que ela é imaculada, isto é, sem mancha e concebeu Jesus sem a marca do pecado original.

Em Palmeira dos Índios, a imagem de Nossa Senhora do Amparo, inaugurada no dia 12 de outubro de 2019, na Serra do Goiti, foi um presente da atual gestão municipal aos devotos marianos, e também faz referência à mãe de Jesus, pois os católicos se colocam sob o manto protetor e amparo da santa. Assim, propagou-se ainda mais o título de Nossa Senhora do Amparo, no ano de 274.

Na Serra do Goiti, o local foi transformado no Santuário Mãe do Amparo e, todos os dias, devotos vão  fazer orações, petições e agradecimentos pelas intercessões da santa. Nas datas religiosas, os católicos fazem procissões e visitam o Santuário, que também já está na rota do turismo religioso da cidade.

Neste dia 8 também é realizado, desde 2017, o Cenáculo Mariano da cidade, organizado pela igreja católica, com o apoio da prefeitura. “É um dia de muita emoção, devoção e fé. Celebramos o Dia da Imaculada Conceição e o nosso Cenáculo Mariano. Mas não poderíamos deixar de falar do Santuário Mãe do Amparo, que é também a mãe de Jesus, a padroeira da nossa cidade e que tem um importância muito grande para os seus devotos. Para celebrar esta data, nada mais especial do que o Cenáculo Mariano que, a cada ano, tem mostrado uma verdadeira devoção à Maria, mãe de Jesus”, disse o prefeito Júlio Cezar.