• Desenvolvimento Econômico |
  • 30.11.20 - 07:44 |
  • Por Lucianna Araújo/ Assessoria Fotos: Diego Wendric e Nei Correia/ Assessoria

Palmeira ganha primeira usina de energia solar de Alagoas

Palmeira dos Índios entrou, definitivamente, no ranking dos municípios brasileiros com vocação para a geração e produção de energia limpa. Nesta segunda-feira feira (30), foi inaugurada a primeira usina de energia solar de Alagoas, na comunidade Guedes, zona rural de Palmeira. A Helio Energias com matriz no Ceará, tem várias sedes espalhadas em grandes cidades brasileiras e já sinalizou que pretende fazer mais dois investimentos locais devido à capacidade de irradiação que a região tem em gerar energia solar. A inauguração foi prestigiada pelo diretor da empresa João Fernando, secretários municipais e vereadores.

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, a Helio necessita de uma área de 80 hectares para produzir energia para grupos econômicos que possam usar o crédito da energia produzida em Palmeira para reduzir as contas de luz. “Também já estamos em fase de estudos iniciais para a implantação de torres de energia eólica na parte alta de Palmeira. A empresa especializada nesse tipo de atividade já colocou torres de medição, de conferência e de rotação dos ventos. Estamos apoiando essas empresas, pois já é uma vocação que o município apresenta para a geração de energia limpa, a partir do sol e do vento”, explicou o prefeito Júlio.

O prefeito lembrou que o município concedeu a licença ambiental de operação para que a Helio funcione corretamente. “O município é licenciador para as empresas que vão chegando. E nisso agradeço o trabalho da secretária Anna Luísa, que tornou o licenciamento possível. Levei os representantes da Helio ao Polo Multissetorial, pois empresas de várias linhas também já se instalam por lá e montrei a área que também pode ser de interesse do grupo, que pretendem lançar lá, talvez, a maior usina de energia solar do Nordeste. Eles já falaram que Palmeira é viável não por ser quente, mas que a irradiação solar é muito superior a outras regiões com temperatura mais elevadas. Eu não sabia, mas Palmeira tem uma capacidade grande para esse tipo de atividade econômica. E que venham outras empresas, para que a cidade possa crescer, melhorar a energia e se desenvolver mais. Qualquer investimento que chegar aqui, o município será parceiro”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.