• Notícias |
  • 11.12.20 - 08:27 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Prefeitura de Palmeira dos Índios é certificada com o Selo UNICEF

Prefeito Júlio Cezar foi um grande incentivador na conquista do Selo Unicef (Fotos: Diego Wendric/Assessoria)

Esforço e muita dedicação deixaram Palmeira dos Índios entre os 14 municípios alagoanos que receberam o Selo Unicef por priorizar e manter a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes nas gestões municipais. No total, 431 municípios do Semiárido brasileiro e da Amazônia Legal, onde também está concentrado o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade, atingiram as metas propostas pelo UNICEF e foram aprovados na edição 2017/2020 do Selo. A cerimônia (Live Show) que certificou os municípios aconteceu na última terça-feira (8), pelo canal do UNICEF Brasil no YouTube.

Em Alagoas, os municípios certificados com o Selo UNICEF avançaram ainda mais na garantia do direito de mulheres no pré-natal do que a média brasileira. O último dado disponibilizado pelo Unicef aponta que, entre 2016 a 2018, o percentual de mulheres com acesso a sete consultas de pré-natal no Brasil cresceu 4,6% e em Alagoas 17%. Mas nos municípios alagoanos aprovados com o Selo o aumento foi de 28%, entre eles Palmeira dos Índios.

Outro dado importante é que, em Alagoas, 94% dos municípios participantes do Selo UNICEF implementaram a Busca Ativa Escolar, uma estratégia das equipes de governo que saem em busca de crianças e adolescentes fora da escola, fazem a rematrícula, retomam a aprendizagem e reforçam o ensino para os alunos com atraso escolar e risco de evasão. Nos últimos quatro anos, o percentual de estudantes brasileiros que estão nos anos finais do Ensino Fundamental público, com dois ou mais anos de atraso escolar, caiu 10,7%. Nos municípios alagoanos certificados com o Selo UNICEF, o percentual despencou para 20%.

A coordenadora do Selo Unicef em Palmeira Graça Sandes agradeceu carinhosamente a cada participante que, direta ou indiretamente, contribuiu durante os últimos quatro anos de gestão para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes do município, com movimentos, criação e implementação das políticas municipais de garantia e defesa desses direitos. “Nossos agradecimentos ao prefeito Júlio Cezar pelo incentivo e às equipes governamentais da Educação, Saúde e Assistência social, aos secretários municipais dessas políticas, técnicos, diretores e coordenadores que estiveram engajados em cada ação desenvolvida, além do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, Ministério Público e Rede de Proteção da Criança e Adolescente. E agradecemos, de uma forma especial, aos adolescentes do NUCA, protagonistas de todo o processo”, disse Graça Sandes.

O prefeito Júlio Cezar explicou que a soma de esforços resultou na aprovação do município de Palmeira dos Índios pela Unicef. “Fomos certificados pelos esforços empreendidos por muitos atores e profissionais que priorizaram na agenda municipal um trabalho de atenção, cuidado, defesa e garantia dos direitos de nossas crianças e adolescentes. O trabalho não finaliza com essa certificação, pois temos mais uma gestão pela frente para aprimorarmos ainda mais as nossas políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes, de forma que cada menino e cada menina tenham seus direitos garantidos. Essa é uma das nossas prioridades de gestão municipal”, afirmou Júlio Cezar.