• Infraestrutura |
  • 27.01.21 - 08:02 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: NEI CORREIA/ASSESSORIA

Prefeitura de Palmeira inaugura Praça Juvenil Correia de Oliveira

Investir em pequenas obras que trazem grandes benefícios à população também é uma das metas de trabalho do Governo Júlio Cezar. E, por pensar assim, o prefeito Júlio inaugurou nesta quarta-feira (27) a manutenção da Praça Juvenil Correia de Oliveira, mais conhecida como Praça do Miranda, no bairro de Vila Maria, em homenagem à dona Juvenil, mãe de 9 filhos e que muito contribuiu para o crescimento da comunidade. Reformada com recursos próprios, a Praça faz parte do pacote de infraestrutura da prefeitura, dentro Programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças.

Emocionada, a filha da homenageada Mônica Targino disse que toda a família está feliz por eternizar o nome da matriarca no bairro que ela tanto amou. “A nossa família está muito feliz e agradecida por essa homenagem à minha mãe. Recebam o nosso agradecimento e o desejo de que todos nós sejamos abençoados, assim como diz o Salmo 23, que o Senhor é o meu pastor e nada me faltará”, afirmou Mônica Targino, respaldada pelo sobrinho e neto da homenageada. “A minha avó sempre foi uma pessoa dedicada à família mas, além disso, ela sempre foi uma pessoa muito bondosa com todos. Agradecemos ao prefeito Júlio Cezar que não homenageia só a minha avó e à família, mas toda a população de Palmeira, pois ele é um prefeito incansável na busca de melhorias para a cidade”, disse o advogado Napoleão Júnior.

O prefeito Júlio Cezar garantiu que outros pontos da cidade também farão parte do Programa que muda a cara da cidade. “Aqui era mais uma praça abandonada e sem vida. No decorrer dos próximos anos vamos recuperar todas as praças e abrir mais espaços e resgatar os que precisam ser reabertos. Uma vez, o Thales Targino, neto de dona Juvenil, pediu para que eu olhasse com mais carinho para esse espaço e a praça entrou na nossa programação de infraestrutura. É uma obra pequena, mas que trará muitos benefícios para a população. E, assim, vamos seguindo, com muito trabalho dedicado a Palmeira”, destacou o prefeito.

E continuou. “O Conselho de Administração disse que somos o município com a melhor Governança em Alagoas. Estamos felizes pois tudo o que fazemos tem sido para melhorar a nossa cidade. Nesta obra utilizamos recurso próprios da prefeitura e, assim, vamos mudando a cidade. Daqui a um ano, cem por cento das escolas serão de tempo integral, com as melhorias que vamos fazer, também com recursos próprios. Dessa forma, estamos trabalhando pelo nosso povo, pois ainda temos muito o que melhorar e há muito a ser feito. Para quem não apoia o nosso governo, a nossa resposta será com muito trabalho”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.

Conheça um pouco da história de dona Juvenil

Dona Juvenil Correia de Oliveira nasceu em Correntes, Pernambuco, no dia 9 de março de 1928. Ela foi a primeira filha de Seu João e de Dona Maria. O casal ainda teve mais cinco meninos. Embora pernambucana, Dona Juvenil passou a maior parte de sua vida aqui em Palmeira dos Índios, que a acolheu, e à qual ela tanto amou.

Dona Juvenil levava em sua face os traços da mulher nordestina, sertaneja, de rica herança étnica, diversas origens e raças. Ela era elegante, inteligente, refinada, forte, determinada e divertida.

Aos 20 anos, Juvenil se casou com Domingos Gomes de Oliveira. O casal teve simplesmente nove filhos: Zanuel, Daniel, Delma, Delza, João Domingos, Donizete, Juvenilda, Damaris Mônica e David. Sustentou, guiou e educou seus filhos durante anos difíceis e de recursos muito escassos. Labutou, sofreu, e transmitiu muita fé em Deus, em si mesma, e em cada criança.

Ela rejeitava a ceder, e com o oração cheio de amor e energia, ergueu cada um de seus filhos, transmitindo-lhes elevados valores que até hoje eles carregam firmemente em suas vidas. Sob sua positiva influência, testemunhou filhas e filhos, noras e genros, netos e bisnetos, se empenhando em diversas áreas do trabalho, do conhecimento e da vida.

Dona Juvenil, pelo prenome que a guiava, cativava as pessoas e a comunidade; distribuía sorrisos e votos de graça e felicidade, com os quais seguiam confiantes, os que com ela conviviam. Carismática, “juvenil”, era muito conhecida pela sociedade palmeirense. Amava ler e escrever; cantar e dançar; conversar, orar, vestir-se elegantemente, sorrir e viver.

Dona Juvenil descansou no dia 9 de julho de 2016. Coincidentemente, dia 9, foi também o dia de seu nascimento; o número de letras do nome Correntes, cidade em que nasceu; e também o número de filhos que teve, ou seja, 9 filhos amados. A coincidência, traz também a graciosa consciência de amar cada filho como único, e de ser única para cada um deles, e assim sucessivamente, para as gerações seguintes, para os amigas e para as amigos.