• Saúde |
  • 01.04.21 - 05:35 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Secretaria de Saúde esclarece denúncia de paciente que diz não ter sido vacinado, em Palmeira

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esclarece a denúncia feita por um paciente que diz não ter visto se foi corretamente imunizado contra a Covid-19, na manhã desta quinta (01). A denúncia foi feita em uma rádio do município, quando o paciente alegou que se dirigiu a um dos pontos de vacinação e que não viu e nem sentiu se foi devidamente imunizado.
A SMS já adotou as devidas providências e afirma que a supervisora do local, a enfermeira e coordenadora da vacinação contra a Covid-19  Lizanea Melo, estava presente e acompanhou o momento da aplicação do imunizante.
Após a denúncia, a diretora da Vigilância em Saúde  Laura Sá, o coordenador da Vigilância Sanitária  Jânio Barbosa, a coordenadora Lizanea Melo e o enfermeiro Eduardo Teixeira, juntamente com uma guarnição da Guarda Civil Municipal, foram à residência do paciente para colher informações, a fim de ratificar o ato e anexar provas ao processo administrativo que será instruído para apurar, registrar e acompanhar os fatos, bem como para proteger a profissional e o paciente. Registre-se que o paciente agiu de forma colaborativa.
De acordo com Laura Sá, o paciente se mostrou confuso quanto à vacinação, mas que colaborou com as informações prestadas. “O paciente alegou que não sentiu a pressão da agulha no braço, nem sentiu o líquido. Ele pensou que a seringa estaria cheia de líquido, quando na verdade é apenas 0,5ml do imunizante que é administrado. É uma aplicação rápida e segura, e a agulha utilizada é pequena e bem fina, então muitas pessoas não sentem a aplicação ou sentem pouco incômodo”, pontuou Laura.

A SMS já agendou um exame sorológico, que será realizado daqui a 30 dias, para comprovar que o paciente foi imunizado. Uma equipe da Vigilância em Saúde irá acompanhar o paciente e prestar toda a assistência. A SMS volta a afirmar e tranquilizar a população de que as profissionais que estão atuando na campanha de vacinação contra a Covid-19 são qualificadas e com experiência para tal trabalho.