• Tecnologia |
  • 19.11.21 - 03:44 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Ifal Palmeira dos Índios é o primeiro municipio do país contemplado com espaço tecnológico 4.0

Na manhã desta sexta-feira (19), o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Palmeira, recebeu um contêiner com equipamentos modernos para ampliar a formação e o aprendizado dos alunos. É o espaço 4.0, um laboratório de produção criativa, inspirado nos FabLabs do Massachusetts Instituto of Texhnology (MIT). A solenidade da entrega contou com a presença do prefeito Júlio Cezar, da direção do Instituto, profissionais da área acadêmica e autoridades políticas.

No contêiner, os jovens poderão utilizar ferramentas, impressoras 3D e computadores para produzir protótipos e soluções listados pela indústrias e até mesmo pela comunidade.

Para o diretor Ifal- Palmeira dos Índios Roberto Fernandes, o momento é de comemorar a nova tecnologia. “Hoje é um momento de alegria por trazer a Palmeira dos Índios um espaço 4.0, um trabalho realizado por todos que fazem o Ifal. Hoje só tenho a agradecer e colher os frutos de um instrumento tecnológico que fará história em nossa região”, falou Roberto Fernandes.

Em Alagoas, apenas 6 municípios foram contemplados com o espaço: Palmeira dos Índios, Maragogi, Viçosa, São Miguel dos Campos, Arapiraca e Santana do Ipanema. E investir na criatividade e inovação, por meio da Educação, sempre foi uma marca na gestão do prefeito Júlio Cezar. “Coloco o municipio à disposição do Instituto. Nós estamos em um ambiente transformador. A palavra mais forte do dicionário é Inovação. O desafio de inserir os jovens e dar acesso a novas ferramentas. O Brasil se prepara para virar a página da pandemia, é um novo recomeço. Estamos investindo muito em Educação e não tem outro caminho. Esta é a condição que irá colocar a juventude em um caminho com mais oportunidades. Parabens ao Ifal e estamos juntos”, falou o prefeito.