Notícias

  • Educação |
  • 30.04.22 - 07:56 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTO: HELCINEI CORREIA

Caminhada pelo centro de Palmeira dos Índios encerra a Semana de Conscientização do Autismo


Dezenas de pessoas participaram na tarde desta sexta-feira (29) da caminhada que encerrou a Semana de Conscientização do Autismo, intitulada Semana Azul. O evento que teve como tema “Lugar do Autista é em Todo Lugar”, saiu da praça São Cristóvão e percorreu a rua Antônio Matias, Centro e finalizou na praça da Independência, onde os participantes foram recepcionados pela Orquestra Municipal Graciliano Ramos.

A caminhada foi uma realização da Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e contou com o a participação dos técnicos da Semede, professores, diretores e instituições que lidam diretamente com o autismo como a APAE, Pestalozzi e Credefipi. A caminhada também contou com o apoio da Superitendencia Municipal de Transporte e Transito (SMTT).

Durante a caminhada, o grupo usou camisetas azuis e levava nas mãos balões de cores diferentes que representavam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o TEA.

Segundo a coordenadora da pasta da Educação Especial no município Maria Mendonça, a Semana Azul alcançou o objetivo da conscientização, mas ainda tem muito o que esclarecer. “A nossa caminhada teve como objetivo dar mais visibilidade à pessoa com autismo na nossa sociedade, visto que ainda existe muito preconceito e pouco conhecimento do que é o autismo. E o nosso público hoje é de educadores que lidam diretamente com alunos com autismo em sala de aula. Muitos deles têm para testemunhar acerca das lutas, mas também das alegrias e vitórias”, falou Maria Mendonça.

O Autismo também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), é um transtorno que causa problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança. Atualmente, estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo todo possuem algum tipo de autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).