• Notícias |

Prefeitura lança programas Terra Arada 2022 e Planta Palmeira

Lucianna Araujo/Assessoria

Fotos: Diego Wendric/Assessoria

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio das secretarias municipais de Agricultura e de Serviços Públicos e Convívio Urbano (SPCU), lançou nesta quarta-feira (4) a edição 2022 do Programa Terra Arada, no Sítio do Meio.  Antes da ação houve um desfile dos 30 tratores que integram o Programa pelas principais ruas de Palmeira. O Programa foi idealizado pelo prefeito Júlio Cezar em 2017 e há cinco anos a prefeitura ara as terras dos pequenos agricultores que possuem até 5 tarefas. Os tratores vão preparar o solo para o plantio das sementes, que estão garantidas pelo Programa Planta Palmeira, também lançado hoje, em uma parceria entre o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, e a prefeitura.

Ainda nesta quarta, em uma ação histórica, a Prefeitura de Palmeira e o Sindicatos dos Trabalhadores Rurais assinaram um convênio de fomento e parceria que visa melhores condições nas estruturas físicas das Associações Comunitárias e reforço nas ações da agricultura familiar. “Nós, que lutamos por melhores condições e qualidade de vida dos agricultores, estamos muito felizes com este importante momento para a agricultura familiar do nosso município. Costumamos dizer que se o campo não planta, a cidade não janta. Esta política pública, implantada pelo prefeito Júlio Cezar, dá condições para que o homem do campo permaneça no campo. Ser agricultor é hoje motivo de orgulho e todos nós estamos de parabéns por ter um governo em que podemos confiar e que está ao lado de cada um de nós”, afirmou o presidente do Sindicato Leonardo Correia.

O secretário municipal de Agricultura também destacou a importância do apoio da prefeitura para o homem do campo. “O Terra Arada é o maior incentivo para os agricultores do estado. Isso significa respeito e compromisso do prefeito Júlio Cezar com a agricultura. O número de sementes foi o maior da história e agradeço ao Julio Cezar, ao Renan Filho, ao secretário de Agricultura Maykon Beltrão e ao deputado federal Marx Beltrão por todo o trabalho. Também agradecemos ao prefeito pelo convênio assinado hoje”, destacou José Cícero.

O prefeito Júlio Cezar reforçou o quanto é importante as ações da prefeitura para a zona rural do município. “Estamos investindo nas comunidades, fazendo pontes, colocando iluminação, reforçando Saúde e a Educação, e as políticas públicas da Agricuttura como carro pipa, perfuração de poços, pavimentação,  tratores para arar a roça do pequeno agricultor e as sementes. Peço que arem as terras sem distinção e deem as sementes para todos que tiveram interesse e que se cadastraram no Programa. A chuva já está chegando e, se Deus quiser, teremos um ano rico. Poucos municípios têm essa coragem de contratar o trator e o motorista para arar as terras do pequeno agricultor, com recursos próprios. No máximo em 90 dias, o trabalho estará concluído e, em breve, lançaremos o PAA e o Programa de Piscicultura. Tudo isso é mais uma frente de apoio para o nosso agricultor. Agradecemos ao Renan Filho, e ao Maykon e Marx Beltrão por todo o apoio”, completou o prefeito Júlio.