• Ações |
  • 15.06.22 - 09:24 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTO: HELCINEI CORREIA

Seminário busca sensibilizar a sociedade sobre o combate à violência contra a pessoa idosa

A prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa Idosa (CMDCI), realizou nesta quarta-feira (15) o seminário de Prevenção e Combate à Violência contra a pessoa idosa, que marca o Dia Internacional de Conscientização Contra a Violência ao Idoso.

O seminário abordou medidas para prevenir e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos, reforçou as informações e direitos para os idosos e a rede de atendimento da população idosa do município.

A assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município falou dos serviços do CREAs na prevenção e combate à violência contra o idoso. “O papel do Centro é lidar diretamente com usuários e famílias em situação de violação de direitos ou qualquer tipo de violência. Lá, nós vamos fazemos o acolhimento dessas famílias, identificamos as necessidades e encaminhamos. Por isso a importância da comunicação com vários setores. Nós trabalhamos pessoas que tiveram os seus direitos violados, proteção da família e também a prevenção do agravamento dessas violações para que não voltem a acontecer”, explicou Sayonara Caribé.

O evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual Humberto Mendes e contou com a presença de representantes do 10° BPM de Palmeira, CRAS, coordenadores e diretores escolares, Comissão de Direito Humanos da OAB de Palmeira dos Índios e representantes das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.
A presidente municipal do CMDCI Maria Leni afirmou que o seminário é um momento de sensibilizar a sociedade. “Buscamos chamar a atenção das pessoas a um problema que cresce a cada ano. Mais do que tratar os idosos com dignidade e respeito é preciso denunciar casos de violência às autoridades competentes, já que o amor, s culpa e s vergonha muitas vezes impedem que os idosos denunciem os responsáveis por abuso, pois a maioria é parente ou pessoas próximas. É um momento de reflexão para que possamos combater essa prática, despertar e sensibilizar a sociedade”, disse a presidente.