• Assistência Social |
  • 19.08.22 - 07:19 |
  • Por VINÍCIUS VIEIRA/ASSESSORIA FOTOS: VINÍCIUS VIEIRA/ASSESSORIA

II Encontro Intersetorial reúne profissionais de diferentes áreas em prol de ações para pessoas em situação de rua

Todos os anos, no dia 19 de agosto, organizações da sociedade civil, juntamente com representantes da administração pública, lembram o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Em Palmeira dos Índios, a prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Assistência Inclusão e Desenvolvimento Social (SEMAIDS) – promoveu, nesta sexta (19), o II Encontro Intersetorial em alusão à data. O encontro, realizado no auditório da Escola Municipal Gerson Jatobá, faz parte de uma programação especial para este segmento, com várias atividades previstas ao longo do mês.

Servidores das áreas da saúde, de direitos humanos e da assistência social – além de uma representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – participaram do momento. A abertura do evento ficou sob a responsabilidade de Cícero Gonçalves, coordenador da vigilância socioassistencial do município.

Em sua fala, o palestrante destacou que o vício em álcool e em drogas é equivocadamente associado às causas da condição de rua. “Na verdade, nas abordagens realizadas pela assistência, verificamos que a condição de rua é que pode deixar essas pessoas mais suscetíveis à dependência química, assim como elas também estão mais expostas à violência, à fome e a determinadas doenças”, explicou.

Em seguida, Isarelle Damasceno, assistente social da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas (Seades), frisou a existência de equipamentos públicos à disposição dos indivíduos em situação de rua no município, em especial o Centro Pop, onde são realizadas atividades para sensibilizá-los sobre sua autonomia e habilidades que podem desenvolver para restaurar suas vidas.

Para esta população, Palmeira dos Índios conta também com a Casa de Passagem Lourdes Monteiro, um refúgio temporário para as pessoas em situação de rua, e o Serviço Especializado em Abordagem Social, realizado de forma contínua na cidade para inseri-las na rede de proteção socioassistencial e encaminhá-las aos equipamentos destinados às suas necessidades.

Programação em Alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

22/08 (Segunda, no Centro POP) – Apresentação da Rede Acolhe/SEPREVE acerca dos serviços que de acolhimento às pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.

23/08 (Terça, no Centro POP) – Roda de conversa realizada pelo CREAS com o tema: “Violência contra a mulher em situação de rua”

24/08 (Quarta, no Centro POP) – Vacinação e Testes Rápidos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde

25/08 (Quinta, no Centro POP) – Oficina com o SCFV, na qual serão apresentados os direitos das pessoas em situação de rua

26/08 (Sexta, no Centro POP) – Palestra com representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB

31/08 (Quarta, em toda a cidade) – Panfletagem em lugares estratégicos para divulgar os serviços disponíveis à população em situação de rua

Sobre o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

A data de 19 de agosto ficou marcada por ser o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, em memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam nos arredores da Praça da Sé, na cidade de São Paulo. Tal fato desencadeou o início da mobilização social pela luta contínua em prol de garantia de direitos deste segmento.