• Educação |
  • 15.09.22 - 05:23 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTOS: HELCINEI CORREIA/ASSESSORIA

Professores da rede municipal discutem implantação da Educação Financeira, em sala de aula

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semede), realizou nesta quinta-feira (14), no auditório da escola Dr. Gerson Jatobá Leite, uma formação em Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para professores dos 3° e 5° anos do fundamental I da rede municipal de ensino. O objetivo do evento foi avaliar o ensino do tema nas escolas e os meios de incluí-lo no dia a dia das escolas.

O estudo da Educação Financeira já é uma realidade na rede municipal, através da plataforma do Banco Central Aprender Valor, que possibilita que os professores recebam formação e possam aplicar em sala de aula. A temática também foi abordada em Palmeira dos Índios pela Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF), que promoveu e estimulou os alunos a aprofundar o conhecimento na área. O momento foi conduzido pelo professor e coordenador da pasta de Educação Financeira Edmilson Amj.

O professor falou da importância da ferramenta para a aplicação do tema em sala de aula “Desde 2021 que nós já trabalhamos o tema em sala de aula e vamos mostrar os resultados e discutir junto aos professores de matemática, que são o público de hoje, como eles poder usar as ferramentas disponíveis na plataforma do programa ‘Aprender Valor’ , para dinamizar suas aulas e manter o tema permanente com a proposta da BNCC preconiza”, disse o professor.

O Programa Aprender Valor é uma iniciativa do Banco Central do Brasil, em parceria com o Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça, que visa ensinar a Educação Financeira a alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras, a partir de uma abordagem transversal recomendada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).