• Chuvas |
  • 30.11.22 - 12:51 |
  • Por HENRIQUE ROMEIRO/ASSESSORIA

Chuvas podem deixar dezenas de famílias indígenas ilhadas em Palmeira dos Índios

Cerca de 70 famílias indígenas que vivem na Aldeia Fazenda Canto, em Palmeira dos Índios, correm o risco de ficar ilhadas por causa do rompimento de uma ponte que dá acesso a parte mais distante e profunda da mata, onde vive a comunidade. Os danos foram causados pelo temporal que caiu na cidade na última segunda-feira (28), onde foi registrado um volume de mais de 100 mm, em pouco mais de 1h40 de chuva. Este índice é considerado de intensidade muito forte pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A Prefeitura está em alerta máximo. Outras localidades indígenas também correm risco de ilhamento. O INMET emitiu alerta de chuvas e ventos intensos para esta quarta-feira (30).

Uma equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil esteve no local para verificar os estragos. O secretário municipal Flávio Emílio informou que a prefeitura fará a recuperação da ponte. “O rompimento foi causado pelo temporal. O grande volume de água derrubou bananeiras, arrastou galhos, árvores, troncos e pedras. Isso entupiu as tubulações e elas se romperam. Vamos ter que esperar que a chuva pare e começar a intervenção de engenharia e infraestrutura em todos os locais que apresentam riscos”, disse o secretário da Defesa Civil.

O agente de Saúde Edvanildo Costa falou que o problema se agrava, porque existe pessoas que precisam ir ao médico regularmente. “Temos pessoas em tratamento de hemodiálise, diabetes; temos muitas mulheres grávidas, e outras que já estão perto de dar a luz. Estou muito preocupado com esses moradores. São aproximadamente 70 famílias com pessoas que precisam se deslocar até a cidade todos os dias”, ressaltou Edvanildo.

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com outros órgãos e secretarias municipais, colocará tratores e outros veículos de tração 4×4 para atender os pacientes que necessitam se deslocar para as Unidades de Saúde do município ou hospitais.