Notícias

  • Cultura |
  • 11.12.22 - 11:33 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC E HELCINEI CORREIA/ASSESSORIA

Prefeito Júlio Cezar entrega obra de manutenção e revitalização do Museu Xucurus e Praça do Rosário


 

O prefeito Júlio Cezar, acompanhado do vice-prefeito Márcio Henrique, secretários municipais e da primei-dama Karla Cavalcante, entregou à população a obra de revitalização e manutenção do Museu Xucurus e da Praça Nossa Senhora do Rosário, viabilizada com recursos próprios do Tesouro Municipal, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e de Cultura. A solenidade de reinauguração dos dois espaços aconteceu neste sabado (10) e homenageou a família Barbosa Montenegro, por meio do senhor Manoel Barbosa e de dona Margarida Montenegro. O padre Aderbal levou uma mensagem bíblica aos participantes da solenidade.

A Praça abriga o Xukurus, que guarda a história dos povos negros e indígenas, além de relíquias que contam a tradição de figuras importantes do município. A “Maria Fumaça”, instalada na Praça, foi a primeira locomotiva de Alagoas. “O Museu Xucurus está instalado no antigo prédio da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, fundada entre 1805 e 1879 pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. A capela foi desativada canonicamente para fins religiosos e cedida para sediar o Museu, fundado em 1971, por Luiz B. Torres. Pode-se dizer que o Largo do Rosário é, historicamente, um quilombo urbano de Palmeira dos Índios. Uma curiosidade a ser observada é que a “Maria-Fumaça” da Usina Capricho, no meio da Praça, foi a primeira locomotiva de trens de Alagoas”, revelou o especialista em História de Alagoas Cosme Rogério.

O vice-prefeito Dr. Márcio Henrique destacou o trabalho da gestão no papel de revitalizar os espaços públicos. “Muitos locais estavam esquecidos e a gestão do prefeito Júlio Cezar, cuidadosamente, revitalizou espaços, como a Praça das Casuarinas e tantas outras e, agora, esta Praça, junto com o Museu. Foi um trabalho belíssimo e parabenizo as equipes envolvidas neste trabalho que vai proporcionar lazer e atrair o olhar do turista para o Museu Xucurus, que guarda tanto a história do nosso povo”, disse o vice-prefeito.

Para o prefeito Júlio Cezar, homenagear o casal Barbosa Montenegro representa um pedaço da história de Palmeira dos Índios que precisava ser contada. “Ter pai e mãe é a coisa mais importante desta vida e digo à família Montenegro Barbosa que eles têm um tesouro. Desde criança admiro o seu Barbosa e a dona Margarida e esta homenagem, para eles que sempre viveram aqui, é muito especial. Quantas vidas não foram salvas pelo seu Barbosa que, junto com a sua esposa, trabalhava na Farmácia Medical? Precisávamos que as gerações soubessem quem eles são, por meio desta homenagem”, explicou o prefeito.

E continuou. “É difícil governar Palmeira, uma cidade que já foi governada por tanta gente importante. Temos trabalhado para fazer a cidade crescer, preservar os seus espaços e construir outros para que ela se desenvolva, assim como a grandeza do Museu Xukurus, que guarda história para tantas gerações. Peço que cuidem deste local e conservem o patrimônio público, que foi revitalizado com o dinheiro dos impostos que vocês pagam. Às equipes do Museu, das secretarias de Infraestrutura, Urbanismo e de Cultura, os meus sinceros agradecimentos por tudo o que vocês fizeram na obra de manutenção e revitalização da Praça e do Museu, que também ganhou nova iluminação”, finalizou o prefeito Júlio.