• Segurança |
  • 14.01.23 - 06:19 |
  • Por ASSESSORIA

Videomonitoramento é a nova arma contra a criminalidade em Palmeira

Câmeras de precisão e de longo alcance, inclusive com dispositivo infravermelho, estão em fase de testes em locais estratégicos da cidade de Palmeira dos Índios. O investimento neste tipo de tecnologia é uma iniciativa da prefeitura para reforçar a segurança do cidadão, além de ajudar a combater a criminalidade na cidade e colaborar com as ações de investigação das polícias e da Guarda Municipal.

Esta semana, graças à tecnologia, as câmeras do videomonitoramento da prefeitura flagraram um homicídio nas imediações do Hospital Santa Rita. Logo, as imagens do suspeito ganharam as redes sociais e grupos de WhatsApp, facilitaram a identificação do homem e ajudaram no trabalho da polícia. Horas após o crime e, sentindo-se encurralado, o suspeito se entregou à polícia civil.

As câmeras passam por ajustes finais e, de acordo com a prefeitura, até o fim deste mês funcionarão completamente. Elas estão espalhadas em pontos estratégicos, como áreas do comércio, bancos, avenidas, cruzamentos, entradas e saídas da cidade, entre outras. Os recursos utilizados para esse investimento são do Tesouro Municipal. “Isso é mais segurança para todos, principalmente o cidadão”, comentou o secretário de Defesa Civil Flávio Emílio.

O prefeito Júlio Cezar avaliou a importância  do videomonitoramento para a cidade. “Vejam como é importante esse dispositivo. Basta ver o exemplo desta semana. O objetivo não é direcionar o foco para quem anda certo, mas para os que desafiam a lei ou patrocinam a violência. Agora, teremos um novo aliado contra a criminalidade, que ajudará no trabalho e ações policiais, além do Ministério Público e Poder Judiciário. As imagens poderão ser requisitadas a qualquer momento por estes órgãos, mediante ofício ao Conselho de Segurança Municipal”, comentou o prefeito Júlio.