• Saúde |
  • 06.02.23 - 06:37 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria Fotos: Diego Wendric/Assessoria

Júlio Cezar entrega nova UBS Xucurus

Nesta segunda-feira (6) o prefeito Júlio Cezar, juntamente com o deputado Marx Beltrão e os secretários municipais de Saúde Jânio Marques e de Infraestrutura Tiago Diógenes, inaugurou a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Xucurus. A Unidade homenageia Ana Alice da Silva, moradora já falecida do bairro, que tanto lutou pela construção da UBS e dedicou parte da vida a ajudar à comunidade.

A UBS, localizada no antigo CSU, é formada por 17 profissionais, atende 3.100 pessoas cadastradas e assiste os bairros Xucurus, Paraíso, São Francisco e Loteamento Padre Ludugero. A UBS também atende os sítios Jarras, Salgado, Baraunas e Olho D’Água do Pinto.

O filho da homenageada Jeferson Junior falou de como era Ana Alice. “Estou vendo um sonho que ela tinha e que trabalhou por tantos anos ser realizado. Mas fico triste por ela não estar aqui vendo essa realidade. Gostaria de agradecer a Deus por ter tido ela como mãe, me ensinou tudo. Era uma pessoa que tinha muito apreço por aquilo que ela fazia e ela sempre lutou pelas pessoas. Hoje é apenas agradecer”, disse Jeferson.

A enfermeira da UBS Layana Tomé agradeceu à gestão pelo novo prédio. “Estou aqui há 9 anos e existia um grande anseio em ver esse espaço pronto, um sonho distante. A gente lutou muito e cobrou por isso aqui, em nome da comunidade. É um sonho realizado. A comunidade e a equipe merecem e agradeço como enfermeira e usuária do SUS”, disse Layana.

O secretário de Infraestrutura Tiago Diógenes agradeceu a missão recebida. “Agradeço ao prefeito Júlio Cezar pela missão dada à Infraestrutura. Trabalhamos dia e noite para que essa obra ficasse pronta. Agradeço à minha equipe por todo o empenho. Agradeço à equipe da Saúde também, que chegou na etapa final, ajudando nos retoques finais desta Unidade que ficou tão bonita”, frisou o secretário.

O secretário de Saúde Jânio Marques também agradeceu à gestão por mais um equipamento entregue. “Hoje é uma dia inesquecível para o bairro Xucurus. Quem jamais imaginou que teríamos uma gestão de qualidade na área da Saúde? Vamos entregar, em breve, a UBS do Centro, Coruripe e Edval Gaia. São muitos equipamentos a serem entregues para a população. Esta é a Palmeira que todos sonharam. O palmeirense merece um gestor dedicado, que tem vontade de fazer. As cobranças são o combustível desta gestão e o que move nosso trabalho. Agradeço à equipe da Saúde pelo empenho e dedicação”, disse Jânio.

O deputado federal Max Beltrão reforçou o compromisso com Palmeira e enalteceu o trabalho da gestão. “Em nome da enfermeira daqui da UBS agradeço o trabalho de vocês, que levam a assistencia básica para a comunidade. Lembro que quando estive por aqui com o prefeito Júlio esse bairro estava na lama, ruas de barro ainda. O prefeito Júlio solicitou e enviei o recurso que ele tanto precisava e, hoje, vemos esse bairro todo calçado, bonito e valorizado. É assim que queremos ver Palmeira, com uma gestão empenhada e dedicada”, disse Marx.

Júlio Cezar relembrou as obras já entregues e o quanto ainda há para fazer em diversas áreas, em especial para a Saúde Pública do município. “Estamos reforçando nossa frota de ambulâncias, graças às emendas enviadas pelo deputado Marx Beltrão. Quando assumimos, tínhamos duas ambulâncias e, agora, temos 22 para atender todo o município. Hoje, entregamos este prédio para o Xucurus, que Ana Alice acreditava na prefeitura, de que esse posto sairia do papel. Temos muito trabalho a fazer, são mais estradas, mais Unidades de Saúde, escolas, acesso às zonas rurais, porque onde passa carro, passa progresso. A próxima unidade entregue será a de Coruripe da Cal, neste mesmo padrão. E vamos continuar nosso trabalho, pois a Saúde não pode esperar”, pontuou o gestor.

Estiveram presentes autoridades religiosas, vereadores, secretários municipais, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e os residentes do bairro Xucurus.