Moradores de comunidades rurais se emocionam durante inauguração de poços artesianos em Palmeira
Moradores comemoram a chegada de água nas comunidades (Fotos: Diego Wendric/Assessoria)
A perfuração de poços artesianos é sempre aguardada com muita expectativa pelos moradores da zona rural. Com a água escassa, na maioria das vezes, é preciso caminhar quilômetros para abastecer um balde e levá-lo de volta para casa. Mas essa realidade é algo que faz parte do passado de mais de 100 comunidades de Palmeira dos Índios. Nesta terça-feira (7), a prefeitura, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Comunitário e da Defesa Civil, em parceria com a Facompi e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, inaugurou quatro poços artesianos que fazem parte dos sistemas simplificados de abastecimento de água do município nos povoados Lagoa Nova, Riacho Santo, Serra das Espias e Monte Alegre II, a partir do Programa de Apoio à Agricultura Familiar (Pafam). Quase 100 famílias serão beneficiadas com a ação de hoje.
Emocionado, o agricultor Edvaldo de Macena destacou a alegria de ver o poço instalado na comunidade em que vive. Alguns moradores esperam o benefício há 70 anos. “Quando e minha mãe viu a água chegar aqui chorou muito e todos nós também. É o fim das longas caminhadas para nós, da Lagoa Nova, e para os moradores do Monte Alegre, Serra das Espias e Riacho Santo. Tem gente que espera há mais de setenta anos para ver a água na sua comunidade e hoje chegou o dia. Agradeço, primeiro a Deus, e depois ao prefeito Júlio Cezar por este benefício. Somos mais felizes agora”, garantiu o agricultor.
Desde o início da gestão do prefeito Júlio Cezar, em 2017, mais de 160 poços já foram perfurados e mudaram a realidade de centenas de famílias, com recursos próprios do Tesouro Municipal. Deste total, 60 serão entregues à zona rural até que chegue o inverno. “Só eles sabem o quanto sofriam nessas comunidades. E é uma benção entregar esses poços para a população”, disse o secretário de Defesa Civil Flávio Emílio, respaldado pela secretária de Desenvolvimento Comunitário. “Fazemos uma grande parceria com a zona rural e estamos unidos para promover as melhorias para eles. É uma felicidade entregar esses poços. Alguns chegam a dar seis mil litros de água por hora. Uma benção para todos nós”, ressaltou Flávia Ferreira.
A vereadora Sheila Duarte destacou a importância da implantação dos poços para as comunidade. “Estamos festejando a vida. Água é vida e transforma a vida de cada um. A partir de agora, as famílias vão saber o quanto esse poço é importante. Esses investimentos que o prefeito Júlio Cezar têm feito vieram pra somar. Parabéns a ele por tudo o que tem feito pela zona rural. Este é um momento feliz e que vai ficar para a história”, falou a vereadora.
Para o prefeito Júlio Cezar, a água é um direito sagrado para todos. “A água é um direito sagrado e de todos. No total, já instalamos 160 poços para as comunidades que esperaram anos por isso. Para a prefeitura é um investimento pequeno, mas para as comunidades é um grande bem. Zelam pelos poços, cuidem com carinho porque eles são feitos com o dinheiros de vocês, do pagamento dos impostos. A partir de hoje, as comunidades não sofrem mais porque elas têm o pequeno sistema Simplificado de água. Peço desculpas porque demorei a chegar, mas tudo é no tempo de Deus e estamos muito felizes em realizar tudo isso”, afirmou o prefeito.