• Agricultura |
  • 20.03.23 - 02:59 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTO: HELCINEI CORREIA

Semana da Água inicia com atividades e discussões sobre Desenvolvimento Sustentável nas comunidades rurais e quilombolas de Palmeira

Na manhã desta segunda-feira (20), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos(Semahr), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Comunitário, realizou um ciclo de palestra marcando o início da Semana da Água. O objetivo do evento foi discutir e ampliar o conhecimento dos participantes acerca dos programas e ações voltados para o homem do campo.

O ciclo de palestra aconteceu na sede do Sindicato Rural de Palmeira dos Índios e teve como tema: Água para o desenvolvimento sustentável para diversas cidades. O evento contou com a presença da secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o superintendente (Semarh), Secretária Municipal de Desenvolvimento Comunitário, Lideranças Comunitárias e rurais e UFAL.
A secretária de Desenvolvimento Comunitário Flávia Ferreira falou da importância da água para os agricultores. “Um dia muito importante para o agricultor. Hoje, temos 16 carros- pipas sendo pagos com dinheiro da prefeitura e temos 182 comunidades que precisam e dependem dessa água. Todo os dias temos demanda e pedidos e precisamos de mais ajuda para que a prefeitura possa fazer mais”, disse Flávia Ferreira.
Durante o evento, foram abordados temas relacionados aos programas que levam água para o povo alagoano, o programa de recuperação de nascentes, o uso consciente da água na irrigação, o reuso da água, a educação ambiental e também uma visão transversal sobre as mulheres.

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Amélia Fernandes falou do evento. ” lPalmeira foi um dos municípios escolhidos para participar neste dia tão importante e discutir o contexto da água. Estamos com uma missão de conversar sobre vários assuntos, e também, de ouvir as demandas de vocês. Fazer uma reflexão da água em nossas vidas, sobre esse líquido tão precioso e os programas que temos em relação aos recursos hídricos. Um dia de muito conhecimento”, explicou Amélia.