• Alerta |
  • 18.05.23 - 06:11 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTO: HELCINEI CORREIA

Palmeira sedia I Encontro Intersetoriais de Enfrentamento à violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio das secretarias de Assistência Social, de Educação e de Saúde, promoveu na manhã desta quinta-feira (18) um evento intersetorial para o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação aconteceu no auditório do Cesmac e foi realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Participaram do evento o secretário municipal de Saúde, secretária adjunta da Educação, secretária adjunta da Assistência Social, Conselho Tutelar e entidades de enfrentamento à causa.

Abrindo o evento, os alunos da rede municipal, integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), apresentaram uma paródia com o tema proposto. Logo em seguida foi dado início às discussões.
O papel da rede de atendimento no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes foi o tema abordado durante o encontro. O Conselheiro Tutelar Thiago Miguel falou da estrutura do órgão. “O Conselho Tutelar é um órgão permanente que tem por direito zelar pelos direitos da criança. Ele é responsável por direcionar a criança para o atendimento nos órgãos competentes. Esta corrente é importante para que se diminua os números de casos. Vamos denunciar e diminuir ainda mais esses índices, explicou Thiago Miguel.
A secretária adjunta de Educação Luísa Júlia falou sobre a rede de apoio e da importância do professor em sala de aula. “Temos pessoas que se preocupam com adolescentes, temos pessoas empenhadas nesta causa para resolver ou tentar minimizar o problema. O professor é um psicólogo e ele pode ajudar muito. Ele conhece seu aluno e sabe quando está passando por algo . Agradeço esse momento e contem com a Educação para contribuir com a segurança e o bem-estar dos nossos jovens”, disse Luísa Júlia.