Notícias

  • Trânsito |
  • 29.07.19 - 06:20 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Dia do Motociclista é comemorado com ação educativa simultânea, em Palmeira dos Índios


Dia do Motociclista é comemorado com ação educativa simultânea, em Palmeira dos Índios

Ações simultâneas entre PM, Detran e SMTT orientaram os pilotos como evitar acidentes no trânsito (Fotos: Diego Wendric/Assessoria)

 

De acordo com o Blog da Infomoto, em todo o Brasil existe uma frota de mais de 27 milhões de motocicletas e mais de 28 milhões de motociclistas. E os motivos para que a cada dia surja um novo piloto pelas ruas das cidades são muitos e vão desde à economia, proporcionada pelo meio de trasporte, à rapidez e sensação de liberdade. Mas tudo isso exige responsabilidade, devido ao grande número de acidentes com mortes registrados a cada ano no país. E por pensar nisso é que no dia 27 é comemorado o Dia do Motociclista. Em Palmeira dos Índios, a data foi lembrada nesta segunda-feira (29), com ação e blitz educativas simultâneas, que envolveu a SMTT e Polícia Militar, como formas de incutir nos adoradores de motos e, nos que fazem uso da motocicleta como instrumento de trabalho, o sentimento de valorização da vida e de respeito às leis de trânsito.

 

Para o superintendente da SMTT em Palmeira dos Índios Jaime Farias, as motos são meios de transportes rápidos e eficazes, mas precisam ser pilotados com responsabilidade e respeito. “É respeitar a própria vida e dos outros, como pedestres, motoristas, passageiros e outros motociclistas. Então, pensamos que a melhor forma de comemorar a data é lembrando aos motociclistas sobre as atribuições que precisam ter, a cada dia, no trânsito como forma de preservar a vida e evitar acidentes. É sempre olhar para o próximo como a si próprio”, disse Jaime Farias.

 

Dados

 

No Brasil, mais de 11 mil motociclistas morreram em um ano, segundo último balanço do Ministério da Saúde. O seguro DPVAT pagou mais de 167 mil indenizações a vítimas com acidentes de moto em 2018. Um terço das indenizações foi no Nordeste do país. O Sudeste foi a segundo região com o maior número de indenizações pagas. Cumprir a legislação, utilizar equipamentos de segurança e respeitar os limites de velocidade são importantes para evitar acidentes de trânsito.