• Saúde |
  • 01.08.19 - 09:19 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Prefeito empossa novo secretário e membros do Conselho de Saúde de Palmeira

O prefeito Júlio Cezar deu posse nesta quarta-feira (31) aos 12 novos membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios, e ao novo secretário de Saúde, o vice-prefeito Márcio Henrique. Também tomaram posse os secretários municipais de Infraestrutura Marcos Parreco e Infraestrutura Rural Rodrigo Gaia.

O secretário de Saúde Márcio Henrique agradeceu a confiança e a missão dada pelo prefeito Júlio Cezar. Ele ressaltou a urgente necessidade de mudar a forma como as pessoas vêem o Sistema Único de Saúde (SUS), e frisou a responsabilidade dos profissionais quanto ao atendimento e acolhimento adequado à população palmeirense. “O SUS vai fazer 31 anos, e eu pergunto que SUS é esse que estamos construindo, que você encontra usuários precisando, que dizem que preferem usar o pouco dinheiro que tem para não se submeter ao atendimento público? Precisamos transformar essa ideia”, afirmou Márcio Henrique.

E continuou: “O desafio dado a mim, como também dado aos membros do Conselho aqui presentes, e que também se estende aos técnicos da Saúde, é o de passar tranquilidade para que as pessoas tenham confiança no SUS. Essa transformação tem que ser uma responsabilidade de todos e não apenas do prefeito, do secretário ou do Conselho. O médico ou o serviçal tem que sair de casa com a sensação de cumprir uma missão, de atender bem quem procurá-lo. É isso que queremos resgatar aqui em Palmeira. A prioridade são os usuários do SUS, o que for necessário fazer, nós vamos fazer e despertar nas pessoas que o SUS precisa ser melhor. Esta equipe não vai decepcioná-lo prefeito, nem à população”, finalizou o secretário.

O prefeito Júlio Cezar falou das dificuldades enfrentadas até agora, da aproximação dos órgãos da Saúde no município e dos desafios de se fazer Saúde Pública com o atual cenário econômico. “A população envelhece mais do que a taxa de natalidade. E isso é preocupante porque os recursos não vêm mais como antes. Os repasses foram reduzidos, temos municípios que não estão conseguindo cumprir com seus compromissos. Mas aqui em Palmeira tem sido diferente. Aqui nós estamos honrando com os medicamentos, correlatos e o salário dos servidores em dia. É árduo, mas estamos no caminho que devemos estar. Temos aproximado UPA e Hospital, para melhor assistir o palmeirense que necessita dos serviços de Saúde Pública. Quem veio de onde eu vim não teme o desafio”, disse o prefeito.

A solenidade de posse aconteceu na Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios e contou com a presença de vereadores, secretários municipais, servidores da Secretaria Municipal de Saúde, familiares dos empossados, presidente do Sindprev Reliete Ramos e a ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde Vânia Calheiros.

Novidades para o mês de aniversário de Palmeira

Em discurso, o prefeito Júlio Cezar anunciou o calçamento de ruas dos bairros da Vila Maria e Paraíso; o lançamento do concurso público entre os dias 10 e 15 de agosto; lançamento de um cursinho gratuito para aqueles que quiserem estudar para o concurso público; o sorteio de mais casas do Conjunto Brivaldo Medeiros e o lançamento do Programa Habitacional do Servidor Público.