• Educação |
  • 07.07.23 - 06:36 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTO: HELCINEI CORREIA

Evento de Educação Infantil é finalizado com Capacitação e Orientação em Primeiro Socorros

A Secretaria Municipal de Educação (Semede), por meio da pasta de Educação Infantil, promoveu na manhã desta sexta-feira (7) uma capacitação em Primeiros Socorros para os profissionais que atuam em escolas e Centros de Educação Infantil, voltados para bebês e crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. O objetivo do evento era orientar e qualificar estes profissionais quanto aos possíveis riscos presentes no ambiente escolar.

A Capacitação ocorreu no auditório da Faculdade Cesmac do Sertão e foi uma extensão dos momentos formativos da Ciranda Pedagógica, que teve início na última quarta-feira (5), na Semede. O evento foi direcionado aos auxiliares de sala e profissionais da Educação Infantil da rede pública de Palmeira dos Índios.

Durante a Ciranda Pedagógica, foram abordados temas de suma importância para a Educação e o aprendizado das crianças, como: organização do ambiente escolar, planejamento de atividades, interação com as famílias, saúde e bem-estar infantil, entre outros. A programação foi finalizada nesta sexta-feira (7) com a Capacitação e Orientação em Primeiros Socorros, ministrados por profissionais do Corpo de Bombeiros de Palmeira dos Índios.

O sargento do Corpo de Bombeiro Militar de Palmeira dos Índios Sarg. Kleison ressaltou a importância da capacitação, afirmando que um atendimento de primeiros socorros bem feito pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte de uma criança. Ele elogiou a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em buscar a qualificação dos professores que ensinam crianças sobre primeiros socorros.
Ao longo do evento, a secretaria promoveu um espaço propício para a troca de experiências e conhecimentos, fortalecendo a equipe pedagógica e favorecendo a formação continuada destes profissionais que enfrentam, diariamente, os desafios e demandas da Educação Infantil. Dessa forma, busca-se assegurar um ambiente acolhedor e estimulante para as crianças.
A secretária Renilda Pereira ressaltou a importância da sensibilidade dos profissionais que atuam na educação infantil. “Os profissionais devem gostar muito do que fazem e possuir dom e habilidade no trato com as necessidades das crianças. É necessário disponibilidade da equipe pedagógica para auxiliar a todos. A capacitação em primeiros socorros veio completar os dias de formação. Precisamos fazer com que alcance todos os profissionais da escola”, afirmou a secretária.