• Educação |
  • 28.08.23 - 10:00 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA ARTE : TÚLIO FRANCINO

Programa “Escola 10”: Prioridades em Alfabetização e Combate à Evasão Escolar no Município de Palmeira dos Índios

A Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo ações preparatórias para a aplicação das avaliações do SAEB 2023 nas unidades escolares e implementado o trabalho com as ações do Programa Escola 10. Palmeira dos Índios se destaca pelo compromisso com a educação e o progresso dos alunos da rede pública. Esta iniciativa busca garantir que todos os estudantes aprimorem seus níveis de alfabetização em língua portuguesa e matemática, bem como a taxa de participação na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Além disso, visa combater os índices de analfabetismo e evasão escolar.

Uma estratégia inovadora nas escolas do município é a realização dos “Aulões Preparatórios”, que permitem aos estudantes reforçar as suas habilidades em língua portuguesa e matemática. Esses aulões complementam o currículo regular e incentivam a interação entre alunos e professores, proporcionando um ambiente propício para esclarecimento de dúvidas e exploração mais profunda de conceitos.

Os Articuladores de Ensino participam constantemente de encontros formativos, momentos pedagógicos, oficinas e na construção dos do plano para auxiliar os articuladores dentro da escola. São realizadas visitas as unidades escolares para análise dos índices escolares, bem como avaliação do aprendizado dos estudantes do 5° anos e 9° anos através de simuladão Palmeira e da Provinha Palmeira.

O Programa “Escola 10” representa um pacto pela Educação em Alagoas, integrando as redes estadual e municipal de ensino. Este esforço conjunto visa elevar a qualidade do ensino público e aumentar o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O compromisso firmado entre as esferas estadual e municipal inclui ações para elevar a proficiência dos estudantes do ensino fundamental em Língua Portuguesa e Matemática, além de reduzir as taxas de abandono, reprovação e distorção idade-série. Isso também se encaixa no âmbito do Programa Criança Alfabetizada, que visa alfabetizar crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental.

As metas estabelecidas para o município são atingir médias de 6,2 nos anos iniciais e 5,2 nos anos finais. Valéria Vieira, articuladora e coordenadora do Programa “Escola 10″em Palmeira dos Índios, ressalta a importância desse esforço colaborativo para o avanço da educação na região. “Ao realizar a adesão, a rede municipal assumiu o compromisso de aumentar o nível de proficiência dos estudantes, garantindo o aprendizado adequado em Língua Portuguesa e Matemática (metas individuais), aumentando a taxa de aprovação, participação dos estudantes na prova SAEB e redução de abandono escolar, garantindo o comprometimento do IDEB, proposta pela SEDUC”, explicou Valéria Vieira.