Palmeira se prepara para receber caravanas de todo o Nordeste durante as Santas Missões que começam nesta sexta (3)
As Santas Missões de Frei Damião, que acontecem desta sexta-feira (3) até o domingo (5) em Canafístula, receberão romeiros de várias partes do Nordeste. A Prefeitura de Palmeira dos Índios, que apoia culturalmente o evento, faz os últimos ajustes de pintura, limpeza e iluminação, e prepara o Distrito para receber os devotos, durante os dias do evento religioso que lembram o nascimento do Frei Capuchinho.
Uma vasta programação, que inclui missas, vigílias, bênçãos, shows religiosos e procissão, marca as celebrações do evento religioso. “Tudo foi preparado com muito carinho para receber os devotos de Frei Damião. A paróquia de Canafístula cuidou de tudo nos mínimos detalhes e a prefeitura apoia culturalmente o evento. Como em todos os anos, centenas de pessoas encherão a Praça dos Romeiros para momentos de devoção e fé. Está todo mundo convidado para participar conosco das Santas Missões”, disse o prefeito Júlio Cezar.
Confira a programação completa das Santas Missões:
Sexta-feira (3)
15h: Santa missa de abertura
19h: Terço mariano
Sábado (4)
14h40: Procissão de Frei Damião
15h: Santa Missa
19h: Show com a banda Trono
Domingo (5)
9h30: Santa missa (igreja Nossa Senhora do Rosário)
11h30: Santa missa (Associação Frei Damião)
15h: Santa missa de encerramento
16h: Show com Hugo Santos (fundador das comunidades Colo de Deus e Samaria)
Frei Damião
Frei Damião nasceu em 5 de novembro de 1898, em Bozzano, na Itália. Ordenou-se sacerdote em 5 de Agosto de 1931. Faleceu aos 96 anos de idade e foi levado à sepultura ao som do hino de Nossa Senhora, na Capela de Nossa Senhora das Graças, como era de sua vontade, na capital pernambucana Recife.
Ocupou-se em disseminar “as santas missões” pelo interior do Nordeste, um tipo de cruzadas missionárias, de alguns dias de duração, pelas cidades nordestinas. Nessas ocasiões, era armado um palanque ao ar livre, com vários alto-falantes, onde o frade transmitia os seus sermões.
Conseguia arrastar multidões para ouvir suas palestras e tornou-se um fenômeno de popularidade religiosa no Nordeste, só comparável ao Padre Cícero, de Juazeiro do Norte. Frei Damião é aclamado pelos católicos locais como o legítimo sucessor do Padre Cícero Romão Batista.