• Agricultura |
  • 16.11.23 - 09:00 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA COLABORAÇÃO: EDEMIR GÓES

Prefeitura de Palmeira entrega forrageiras e kits de irrigação para agricultores do município

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio das secretarias municipais de Agricultura e de Desenvolvimento Comunitário, Facompi e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Emater, realizaram nesta quinta-feira (15) a entrega de 13 kits de irrigação e 13 máquinas forrageiras para pequenos agricultores da comunidade Serra do Amaro. A aldeia indígena Coité e a comunidade quilombola de Tabacaria também foram contempladas com os equipamentos, que auxiliarão na moagem de ração para animais e na irrigação do solo para o plantio de frutas, legumes e hortaliças.

O agricutor Leonardo Ramalho Rocha disse que os equipamentos são essenciais para o trabalho no campo. “Sem esses equipamentos fica difícil trabalhar no campo. Por isso,  agradecemos ao prefeito tudo o que tem sido feito pela Agricultura do nosso município. Toda benfeitoria nos ajuda, porque enfrentamos dificuldades, mas quando alguém olha para a gente fica mais fácil trabalhar, fazer o plantio e alimentar os nossos animais. Agradecemos a todos por isso”, reforçou o agricultor.

A secretária municipal de Desenvolvimento Comunitário destacou a importância dos kits e das forrageiras para o agricultor palmeirense. “A entrega desses kits e das forrageiras fortalecem a agricultura familiar do nosso município e incentiva o aumento de produção e venda dos alimentos ao PNAE e PAA”, destacou Flávia Ferreira, repaldada pelo secretário municipal de Agricultura. “Estes equipamentos facilitam a vida dos nossos agricultores que, muitas vezes, não dispõem de recursos para comprar os itens que vão ajudá-los a produzir mais e, consequentemente, consumir e também vender mais”, completou Luciano Monteiro Filho.

Para o prefeito Júlio Cezar, mesmo sem dispor de tecnologias avançadas, como é comum no agronegócio, os agricultores palmeirenses sabem plantar e produzir. “Imaginem com o perímetro irrigado do Bálsamo, como esses produtores teriam uma capacidade maior de produção de tubérculos, hortaliças e outras culturas que estes agricultores aprenderam com os pais e avós deles. Estas famílias, que receberam hoje estes equipamentos, terão melhores condições de trabalhar, produzir os alimentos, comercializá-los e, também, cuidar melhor da moagem da alimentação dos animais que auxiliam todo o trabalho no campo. Agradecemos ao governo de Alagoas pelos kits de irrigação, pela parceria e por olhar, junto com a gente, para o homem do campo”, disse o prefeito Júlio Cezar.