• Chuvas |
  • 20.12.23 - 08:13 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO e HENRIQUE ROMEIRO/ASSESSORIA

Defesa civil alerta para os perigos provocados pelas chuvas e o ventos fortes

A Defesa Civil de Palmeira dos Índios alerta para as previsões de mais chuvas com rajadas de vento. A ventania desta terça-feira (19) derrubou árvores na Praça do Skate e na avenida Sebastião Ramos, causou danos à ornamentação natalina e a muros no Centro da cidade. Na BR-316, o teto de um posto de combustíveis, em fase final de construção, também desabou. A Defesa Civil, a Guarda Civil Municipal, equipes de Urbanismo e da SMTT estão em alerta e monitoram os locais afetados.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuvas volumosas em praticamente toda a Região Nordeste até sexta-feira (22). A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) informou sobre pancadas de chuva em todas as regiões do estado, especialmente no Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste.

O secretário municipal da Defesa Civil Lucas Tavares pede que a população fique atenta. “Atenção aos sinais de perigo, como inclinação do terreno causada por postes, árvores ou muros. Atenção redobrada na parte alta da cidade. As rochas são muito perigosas se estiverem expostas e localizadas próximo à sua casa. Estamos juntos com a Guarda, a SMTT e a equipe do Urbanismo monitorando toda a cidade até sexta-feira, que foi a previsão de chuvas informada pela Semarh”, alertou o secretário.

O prefeito Júlio Cezar também reforçou sobre os cuidados que a população deve tomar. “Evite ficar embaixo de rede de alta tensão, de árvores e locais de difícil acesso e encostas. As rajadas de vento desta terça-feira causaram prejuízos na cidades e, graças a Deus, sem nenhuma vítima. Não toquem em árvores que estão caídas ou com fios para evitar descargas elétricas. Atenção para quem trafega nas rodovias quanto à visibilidade e o perigo das pistas molhadas. A prefeitura está nas ruas limpando a cidade e reparando tudo o que foi danificado pelas chuvas e pelos ventos fortes na cidade”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.