• Ações |
  • 30.09.19 - 02:08 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Prefeito Júlio se reúne com representantes de 9 comunidades indígenas de Palmeira

O prefeito Júlio Cezar, acompanhado dos secretários municipais de Educação Manassés Furtado, de Cultura Isvãnia Marques e de Serviços Públicos e Convívio Urbano Gilmar Torres, recebeu nesta segunda-feira (30), representantes das 9 conunidades indígenas de Palmeira dos Índios. Eles reividicaram algumas melhorias para as tribos e, prontamente, os serviços foram designados para as secretarias responsáveis por cada reivindicação.

O prefeito Julio Cezar disse que a prefeitura tem trabalhado para atender às necessidades de todas as comunidades, indígenas ou não, mas pediu para que nenhuma criança fique fora da sala de aula em 2020. “Temos toda uma atenção cultural com os nossos índios e, a partir do momento em que as crianças já começam a estudar nas creches, elas passam a ter contato com a cultura e a religião dos nossos povos. Vamos fazer uma busca ativa nas aldeias para isso, para que também possamos implantar a escola de tempo integral. Só existe uma maneira de mudar o destino de cada criança e sempre será por meio da Educação”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.

Durante a reunião, ficou acordado entre o prefeito e os indígenas que nenhum elemento Xucuru-Kariri sairá do Museu Xucurus, como foi divulgado em algumas redes sociais. “Em nenhum momento dissemos que os objetos indígenas sairiam do Museu. Só vai sair o que não pertencer aos povos indígenas, como as armas, facas e espadas, e o que não estiver relacionado à religião. Tudo isso depois do inventário e do trabalho de levantamento que fizermos das peças, sempre em acordo com os índios e com o que for do interesse deles. Não há possibilidade de tirar do museu o que pertenceu e pertence ao nosso povo”, garantiu o prefeito Júlio.