Evento promovido pela Semede visa aprimorar práticas pedagógicas e preparar docentes para novos desafios
Durante todo esta terça-feira (7), a Secretaria Municipal de Educação, por meio do setor de Educação Infantil, promoveu uma formação especial para os professores da Educação Infantil do Pré-Escola II (5 anos) e os professores do 1º ano do Ensino Fundamental que estão passando pela transição da Educação Infantil para os anos iniciais. O evento, realizado na Escola Professora Marinete Neves, reuniu docentes da rede municipal, formadores, técnica da GEE Patricia Cavalcante e a secretária municipal de Educação Júlia Silva.
O encontro teve início com um momento de descontração, onde as formadoras conduziram atividades que uniram o lúdico ao aprendizado. Esta abordagem inicial visa não apenas introduzir os temas do dia, mas também avaliar resultados e desempenhos. “Em nossa formação fizemos uma análise do resultado da avaliação diagnóstica para o primeiro ano, o que também nos proporciona um vislumbre do desempenho dos alunos recém-saídos da Educação Infantil. Ficou claro que todos os procedimentos e metodologias utilizados nesta etapa de ensino estão impactando positivamente na aprendizagem dos alunos do primeiro ano”, comemorou a articuladora municipal da Renalfa Jullyanna Cavalcante.
Durante a formação, os professores tiveram a oportunidade de discutir e refletir sobre estratégias pedagógicas eficazes para a transição entre os diferentes níveis de ensino. Foram abordados temas como adaptação curricular, metodologias de ensino-aprendizagem e formas de promover a continuidade do desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos nesse período de transição.
A coordenadora da Educação Infantil no município Salésia Cavalcante falou sobre a importância do evento para a rede pública. “A formação de hoje teve o objetivo de garantir a integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, respeitando as suas singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza das mediações de cada etapa”, explicou Salésia.