• Ações |
  • 14.05.24 - 08:30 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA

Prefeitura de Palmeira promove evento para enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Na manhã desta terça-feira (14), a Prefeitura de Palmeira dos Índios, em parceria com as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, realizou um evento intersetorial voltado para o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa, que ocorreu no auditório do Cesmac, coincidiu com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

O evento teve como objetivo principal promover o diálogo sobre a realidade enfrentada por crianças e adolescentes que vivenciam situações de abuso e/ou exploração sexual, buscando identificar caminhos para interromper os ciclos de violência. Participaram do evento representantes de diversas áreas, incluindo Educação, Saúde e Assistência Social, que compõem o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente. O debate foi estimulado por meio de palestras e grupos de discussão.

Durante o evento, foram apresentadas duas importantes iniciativas do município: a ficha de compartilhamento de informações para o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e a “Cartilha da Proteção”. Além disso, o grupo presente elaborou dez propostas nos eixos de Educação Permanente, Prevenção e Atendimento, que serão incorporadas ao Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

A secretária de Assistência Social Soraya Albuquerque ressaltou a importância da abordagem intersetorial. “Durante o mês de maio, um dos temas em destaque foi a intersetorialidade. Essa abordagem é fundamental para alinhar a forma como conduzimos os atendimentos às nossas crianças e adolescentes, garantindo que não sejam revitimizados e que todos falem a mesma língua”, destacou a secretária.