• Notícias |
  • 13.06.24 - 03:04 |
  • Por HENRIQUE ROMEIRO/ASSESSORIA

Desafios no transporte escolar na Aldeia Mata da Cafurna, zona rural de Palmeira dos Índios

A Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios enfrenta desafios significativos para garantir o transporte escolar dos alunos da Aldeia Mata da Cafurna, localizada na zona rural do município, em uma região serrana com estradas de difícil acesso. Uma realidade que impõe obstáculos e demanda soluções criativas e adaptadas às especificidades locais.

A região de serra onde se encontra a Aldeia possui vias estreitas e acidentadas, características que inviabilizam a utilização de ônibus escolares do tipo “Amarelinho”. Esses veículos, amplamente utilizados em áreas urbanas e rurais com melhores condições de estradas, são impraticáveis neste contexto, onde o uso colocaria em risco a segurança dos estudantes e motoristas.

Para enfrentar esta adversidade, a Secretaria de Educação ampliou o diálogo com os povos indígenas e recorreu a veículos mais adequados para o terreno, como a Veraneio, que oferece uma estrutura robusta capaz de transitar pelas estradas difíceis da serra. Este veículo tem se mostrado eficiente e seguro para o transporte dos alunos e garantem que eles possam chegar às escolas sem comprometer a integridade física de cada um.

O prefeito Júlio Cezar disse que a utilização da Veraneio no transporte escolar representa um cuidado especial com a segurança dos alunos. “Em vez de submeter os estudantes a riscos desnecessários, com veículos inadequados, optamos por uma alternativa segura e confiável, priorizando sempre o bem-estar dos jovens”, explicou o prefeito.

A prefeitura informa que o transporte escolar na Aldeia Mata da Cafurna é um exemplo claro das complexidades enfrentadas pela Secretaria Municipal de Educação e de como a administração pública pode adaptar-se para assegurar o direito à educação. “Com planejamento, dedicação, compromisso e diálogos com os indígenas, a nossa Secretaria de Educação continua a trabalhar incansavelmente para que nenhuma criança fique para trás”, finalizou o prefeito.