Notícias

  • Educação |
  • 21.11.24 - 02:01 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA COLABORAÇÃO: HENRIQUE ROMEIRO/ASSESSORIA

Alunas da Escola Ludugério Amâncio participarão da Mostra Brasileiras de Foguetes no Rio de Janeiro


 

Três alunas da Escola Municipal Ludugério Amâncio da Silva, de Palmeira dos Índios, participarão da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A olimpíada nacional e experimental é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento acontecerá de 2 a 5 de dezembro, na Fazenda Hotel Ribeirão, no município carioca da Barra de Piraí.

As estudantes do 7° ano, Camila Rodrigues de Sena Dias,
Maria Clara Santos da Silva e
Wedla Ewellyn Silva Félix, incentivadas pelo professor Edmilson, construíram o foguete com fita adesiva, garrafa pet e outros materiais. Elas ainda utilizaram água e uma bombinha para impulsionar e fazer o equipamento ganhar velocidade até atingir 135 metros após a decolagem. Elas viajarão para a Mostra de Foguetes acompanhadas das professoras Tayse dos Santos Ribeiro e Maria Ângela Meireles dos Santos.

A mãe da estudante Maria Clara se emocionou ao falar da conquista da filha. “Para mim é uma alegria muito grande ela poder fazer parte dessa viagem. O que eu posso fazer por ela é ajudar na educação. Sempre digo que ela pegue a oportunidade que eu nunca tive na vida. Ela é mais nova da casa e incentivamos muito para que ela estude e seja alguém com um bom futuro profissional”, disse Maria Verônica Silva, entre lágrimas.

O prefeito Júlio Cezar recebeu as alunas e os professores nesta quinta-feira (21) e destacou a importância do grupo levar o nome de Palmeira para a Mostra Nacional. “A Escola Ludugério Amâncio teve um grande destaque e vai levar o nome da cidade para todo o país. Peço que as alunas estudem, vão à Universidade, lutem para ser independente e dar orgulho aos pais e ,futuramente, ter uma boa posição no mercado de trabalho. Estamos emocionados e felizes. Todo investimento que fizermos pela Educação nunca será demais”, disse o prefeito Júlio Cezar.

Sobre a Mostra

O desafio consiste em construir foguetes, lançá-los a partir de uma base de lançamento e buscar alcançar a maior distância possível. O evento reunirá equipes de todo o Brasil que disputarão troféus de campeões, vice-campeões e menções honrosas.

Além das competições, os participantes participarão de oficinas para a construção de foguetes avançados, além de apresentar os projetos. Alunos, professores e diretores escolares envolvidos no processo receberão certificados de participação.