Saúde implanta mais dois serviços para a população fumante em Palmeira
A Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios iniciou o trabalho de implantação de dois novos grupos de atendimento ao fumante com o objetivo de ampliar a oferta de serviços de saúde para a população fumante.
Segundo informações do PEC – cadastro realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde – Palmeira dos Índios possui aproximadamente 4000 mil fumantes. Atualmente, dispomos de 2 serviços para acompanhar esses pacientes no processo de cessação do cigarro: a Academia de Saúde e o CAPS AD.
A equipe técnica do NAF (Núcleo de Atenção ao Fumante) realizou encontros com o Centro de Atendimento ao Diabético – CAD e a Equipe de Saúde da Família São Cristóvão II, apresentando as estratégias ofertadas pelo Ministério da Saúde, assim como as experiências realizadas pela equipe no atendimento aos pacientes que desejam parar de fumar.
O CAD terá um grupo de Atendimento ao Fumante Diabético, com atendimentos de uma equipe multiprofissional, especializados em diabetes e tabagismo, ofertando o tratamento e orientação personalizados para diabéticos que desejam parar de fumar.
A UBS São Cristóvão II será o projeto piloto para, no futuro, todas as equipes de saúde implantarem em suas respectivas unidades grupos de atendimento aos fumantes.
A implantação destes dois grupos será uma importante iniciativa para reduzir o tabagismo e melhorar a saúde da população do município. É esperado que esses serviços sejam uma ferramenta importante para ajudar as pessoas a pararem de fumar e a melhorar sua saúde.