Notícias

  • Governo |
  • 20.02.25 - 08:57 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Prefeita Tia Júlia e vice-prefeita Sheila Duarte participam do lançamento da campanha “Deixa Ela Quieta” do governo de Alagoas


 

A prefeita de Palmeira dos Índios Tia Júlia e a vice-prefeita Sheila Duarte participaram nesta quinta-feira (20), em Maceió, da campanha do governo de Alagoas “Deixa Ela Quieta”, contra o assédio e a importunação sexual das mulheres alagoanas. Prestigiada por centenas de representatividades femininas, a campanha contou com a presença do governador Paulo Dantas, da secretária de Estado da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos Maria Silva, da ministra de Estado das Mulheres Cida Gonçalves, entre outras autoridades.

Tia Júlia, única prefeita convidada para fazer parte da frente de honra da solenidade, classificou o evento como essencial. “O abuso contra as mulheres tem de parar e esta campanha reforça o compromisso de tantas autoridades, engajadas em transformar a sociedade em um lugar onde as mulheres digam ‘não’ e não sejam agredidas fisicamente, verbalmente ou humilhadas por quem quer que seja. O governo do estado pode contar com o nosso apoio para disseminar essa rede de proteção à mulher.  Agradeço ao governador Paulo Dantas e à secretária Maria por nos convidar para este importante momento”, disse a prefeita Tia Júlia.

A ministra Cida Gonçalves, que nesta quinta já anunciou, junto com o governador, a implantação da Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Maceió, no valor de R$ 19 milhões, destacou que a morte de uma mulher é evitável. “O assassinato e a morte de uma mulher é evitável porque existem os sinais. Enfrentar o feminicídio é responsabilidade principal dos governantes e estados brasileiros, mas não pode ser a única coisa. As pessoas precisam tomar decisão e enfrentar. Eu estudo a violência contra mulheres há 45 anos e, nos últimos três anos, um fenômeno tem acontecido no Brasil. A violência aumentou em crianças de zero a nove anos. É a infância sendo violada, assim como tem sido com as mulheres brasileiras”, explicou a ministra das Mulheres.

O governador Paulo Dantas destacou que em Alagoas o lema a favor das mulheres é diferente. “Em briga de marido e mulher a gente não mete a colher, a gente mete a algema. É isso que tem de ser dito para malandro que desrespeita, matrata e age contra as mulheres. É tolerância zero. Temos um planejamento e trabalho em rede com a ajuda de muita gente séria e boa. Acabamos de contratar, por meio de Concurso Público, cinquenta novos delegados, com a possibilidade de contratar mais cinquenta para termos uma investigação séria e eficiente e que coloque esses marginais na cadeia por este ou qualquer crime que cometa. E isso não é discurso, é resolutividade”, garantiu o governador.