Notícias

  • Ações |
  • 15.08.25 - 04:47 |
  • Por JÚLIA VANDERLEI/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Ação “Justiça Itinerante” beneficia povos indígenas Xucuru-Kariri


 

Nesta sexta-feira (15), a Aldeia Fazenda Canto recebeu a ação “Justiça Itinerante” voltada aos povos indígenas Xucuru-Kariri. Promovida pelo Poder Judiciário de Alagoas, por meio da Justiça Itinerante, em parceria com a prefeitura, a iniciativa levou à comunidade serviços como emissão de documentos, atendimentos jurídicos, oportunidades de emprego, ações de saúde e exames, orientações sobre o Bolsa Família e celebração de casamentos coletivos.

O pajé Celso Selestino ressaltou a importância da ação. “O nosso povo precisa desse trabalho, de ter seus documentos e processos em dia. Muitas vezes não temos condições de ir até a cidade, e quando esses serviços chegam ao nosso território, tudo se torna muito mais fácil. Só temos a agradecer por essa parceria. É isso que devemos fazer: trazer as políticas públicas para dentro do território indígena”, afirmou.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fábio José Bittencourt, enfatizou o compromisso da instituição. “É com imensa honra que me faço presente a essa comunidade indígena Xucuru-Kariri, aproximando o Poder Judiciário da população indígena. Essas comunidades merecem um olhar mais próximo do poder público, e é nosso compromisso estar cada dia mais perto daqueles que necessitam do Poder Judiciário”, disse.

A prefeita Tia Júlia também destacou o momento. “Quero agradecer ao juiz coordenador da Justiça Itinerante, Dr. André Gêda Peixoto de Melo, por trazer tantos serviços importantes às comunidades indígenas do nosso município. Hoje, estamos aqui, na Escola Estadual Indígena Pajé Miguel Selestino da Silva, para somar forças com o Poder Judiciário”, afirmou.