Cuidado e dignidade: Prefeitura de Palmeira dos Índios garante atenção permanente à população idosa
Em 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Idosa, mas é importante lembrar que as práticas que levem em consideração o bem-estar desta população são um direito fundamental, que deve ser respeitado e colocado em ação todos os outros dias do ano. De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é considerado idoso todo aquele que possui a partir de 60 anos de idade (nos países em desenvolvimento) e o fato é que, com a chegada da chamada “melhor idade” os cuidados com a saúde mental e física devem ser redobrados.
É a partir deste entendimento, que em Palmeira dos Índios, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social (Semaids), criou redes de apoio específicas, que oferecem suporte à população idosa, como, por exemplo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); conforme explicam as informações no site do Ministério do Desenvolvimento Social “ este é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que oferece atendimentos em grupo para fortalecer relações familiares e comunitárias, prevenir riscos sociais e promover a integração e troca de experiências”.
Assim, de acordo com a coordenadora do SCFV em Palmeira Janaína Balbino atualmente o núcleo atende uma média de 80 idosos e “as atividades são realizadas mensalmente através dos encontros com roda de conversas e oficinas com o objetivo de fortalecer os vínculos comunitário e familiar, conscientizando a sociedade sobre os direitos da pessoa idosa e priorizando a valorização da vida, as necessidades de cuidados especiais e sobretudo a proteção da dignidade”, declarou.
Ainda segundo a coordenadora, em Palmeira dos Índios, os idosos podem ter acesso às práticas nas comunidades de Canafístula de Frei Damião, Palmeira de Fora e Bairro São Francisco.
Conforme explicação da coordenadora, os idosos que tiverem interesse em participar das atividades do SCFV devem procurar o equipamento social cuja sede fica localizada na Rua Vereador Miro Barros, n 91, centro, próximo à Escola Estadual Almeida Cavalcante, entre 7h30 e 16h30, ou ainda telefonar para o número (82) 996181870.
Ciente da importância do serviço para a comunidade, a prefeita Tia Júlia ressaltou que é uma missão da Administração Pública zelar pelos cidadãos em todas as etapas de suas vidas. “Esta é uma premissa básica da nossa gestão, a de que nenhum cidadão palmeirense ficará sem assistência, ainda mais aqueles que durante toda a sua trajetória de vida se esforçaram para construir nossa sociedade. É um prazer disponibilizar serviços como estes por meio da prefeitura”, declarou.