Notícias

  • Notícias |
  • 08.10.25 - 11:53 |
  • Por Anyelle Cavalcante/ Assessoria / Fotos: Helcinei Correia/Assessoria

Secretarias Municipais participam de reunião com representantes do IBGE


Na manhã desta quarta-feira (8), equipes das secretarias municipais de Palmeira dos Índios participaram de uma reunião com dois representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo do encontro – ocorrido no salão nobre da prefeitura – foi instruir os membros das secretarias sobre a importância da resposta de dados à Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), que é realizada todos os anos pelo órgão e é fundamental para a obtenção de informações relevantes sobre os municípios.

Durante o encontro, estiveram presentes os secretários municipais de Educação Renilda Pereira, de Comunicação Henrique Romeiro, de Meio Ambiente Adelaide França, de Governo Pablo Forllan, de Desenvolvimento Urbano Nilson Souza e de Assistência Social Josival Calixto.

Os representantes do IBGE Fábio Rodrigo e Maykon Roberty, apresentaram informações sobre os nove blocos da pesquisa que devem ser respondidos por meio do preenchimento de formulários e destacaram a importância da parceria com o poder público municipal para a atualização de dados. “O IBGE depende muito da colaboração das prefeituras para que as informações coletadas reflitam de forma fiel a realidade local. Essas parcerias fortalecem o trabalho técnico e garantem que as políticas públicas sejam planejadas com base em dados reais”, afirmou Fábio Rodrigo.

Já Maykon Roberty ressaltou que “a atualização dos dados é essencial para o desenvolvimento das cidades, pois serve de base para investimentos e tomadas de decisão em diversas áreas, como educação, saúde e meio ambiente”.

Para o secretário municipal de Governo Pablo Forllan a reunião reforçou o compromisso da gestão municipal com a transparência e o planejamento. “Nossa missão é fortalecer o vínculo entre o município e o Instituto na construção de políticas públicas mais eficientes para a população”, declarou.