Notícias

  • Educação |
  • 17.10.25 - 04:57

Prefeitura inaugura laboratórios maker em escolas da Rede Municipal em parceria com Projeto Rede Alagoana Faça Ciência na Escola


A Educação em Palmeira dos Índios ganhou um reforço e tanto. Acontece que, por meio do projeto Rede Alagoana Faça Ciência na Escola, seis unidades educacionais do município foram contempladas com a instalação de laboratórios maker. Na manhã desta sexta-feira (17), dois destes ambientes foram inaugurados pela prefeita Tia Júlia, ao lado da secretária municipal de Educação Renilda Pereira e da adjunta Ana Holanda. As solenidades ocorridas, respectivamente, nas escolas municipais Douglas Apratto Tenório – situada em Palmeira de Fora – e na Quadra Esportiva da Escola Antônio Fernandes da Costa – na zona rural – contou com a presença do vice-reitor do Cesmac Douglas Tenório Apratto e do diretor do Cesmac Faculdade do Sertão Alberto Mafra, além de outras autoridades.

Foram momentos de bastante emoção para funcionários e alunos das duas escolas. A primeira a ter a sala inaugurada foi a Douglas Apratto e, durante a cerimônia, houve participação de pais de estudantes que eram, inclusive, ex-alunos da escola, como o senhor José Carlos. “É muito gratificante ver que o meu filho terá acesso a uma educação inclusiva, quero dizer, no sentido de que ele vai poder ter contato com a tecnologia”, declarou.

O professor dr. Douglas Apratto, que dá nome a uma das unidades educacionais do município, fez questão de ressaltar a importância desta ação e de como o projeto impactará de forma positiva a formação dos alunos. “Há quase quarenta anos esta instituição carrega o meu nome, mas ressaltou que este é um projeto que acontece em todo o estado de Alagoas e para participar há critérios que devem ser preenchidos. Esta instituição preenche todos eles”, explicou.

Na prática, estes espaços são equipados com aparelhos como computadores, impressoras 3D e tablets e ficam disponíveis para os estudantes que participarão de aulas específicas, coordenadas por professores e também receberão bolsas pela participação no projeto. De acordo com informações disponíveis no site oficial do Cesmac, “o projeto é contemplado pela Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT conecta e Capacita n° 13/2024 – Programa Mais Ciência na Escola. O projeto tem como instituição executora o Centro Universitário CESMAC e conta com a parceria da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), sob coordenação geral da professora Aldenir Feitosa dos Santos”.

A secretária municipal de Educação Renilda Pereira fez questão de ressaltar que para que os laboratórios fossem instalados as seis escolas tiveram projetos analisados e o município investiu na infraestrutura dos locais. “Todas as salas passaram por reformas a fim de que estivessem completamente preparadas para receber estes equipamentos, que devem receber todo o zelo possível. O nosso objetivo é que nossos alunos aproveitem ao máximo esta oportunidade”, elucidou.

Feliz com mais esta conquista da Educação em Palmeira dos Índios, a prefeita Tia Júlia, que possui uma trajetória de 46 anos na docência e, durante a solenidade, foi acompanhada por sua irmã Dona Dadá e ainda pela equipe de secretariado, destacou que trabalhou durante 8 anos na Escola Municipal Douglas Apratto, local onde também estudou o ex-prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar. “Para mim, é uma honra poder dizer que não poupamos esforços para investir na educação de nossas crianças e adolescentes, pois sabemos que apenas por meio dela a vida das pessoas pode ser transformada”, disse a gestora municipal.