Notícias

  • Assistência Social |
  • 18.11.25 - 07:46 |
  • Por JÚLIA VANDERLEI/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Palmeira dos Índios sedia 3º Encontro Estadual “SISAN em Movimento” e reforça compromisso com a segurança alimentar


 

Nesta terça-feira (18), a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social, e em parceria com o SISAN, sediou o 3º Encontro Estadual SISAN em Movimento/AL, realizado na Cozinha Comunitária, equipamento público de segurança alimentar e nutricional do município.

A programação iniciou com a mesa política e, em seguida, prosseguiu com a solenidade de assinatura da Carta Compromisso. Na ocasião, a prefeita Tia Júlia reafirmou o apoio do município ao projeto SISAN em Movimento, fortalecendo ações intersetoriais voltadas à segurança alimentar e nutricional.

Ao longo da manhã, também foram realizadas formações sobre a importância da adesão ao SISAN e da realização das conferências que subsidiarão o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. “É uma honra que o nosso município tenha sido convidado para sediar este projeto, justamente dentro de um equipamento público de segurança alimentar. Nós temos uma equipe de excelência, então, se hoje vocês estão aqui apreciando uma boa alimentação é por conta deles”, destacou a nutricionista da Cozinha Comunitária e do Restaurante Popular, Kétsia Araújo.

O secretário municipal de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social Josival Calixto ressaltou o caráter formativo e colaborativo do encontro. “Momentos como este fortalecem as nossas políticas públicas. É quando trocamos experiências, aprendemos com outros municípios e ampliamos a nossa capacidade de promover segurança alimentar com responsabilidade e planejamento”, afirmou o secretário.

A secretária de Estado da Assistência Social Kátia Born também enfatizou a relevância do trabalho integrado para combate à fome e melhoria da qualidade de vida da população. “Alagoas avançou muito nos últimos anos, saindo de um índice de 36,6% de pessoas em situação de fome para 5,6%. Esse progresso mostra que estamos no caminho certo, mas o nosso objetivo é ir além: queremos alcançar a segurança alimentar plena e garantir que ninguém passe fome em nosso estado”, reforçou a secretária de Estado.

A prefeita Tia Júlia, ao comentar a assinatura da Carta Compromisso, destacou. “A assinatura simboliza o nosso compromisso com a continuidade das ações, com a intersetorialidade e com o fortalecimento do controle social. É um passo importante porque reafirma que Palmeira segue alinhada às orientações nacionais e estaduais e empenhada em construir um Plano Municipal de Segurança Alimentar cada vez mais efetivo”, finalizou a prefeita.

Após o almoço, a programação seguiu com um intercâmbio no Quilombo da Tabacaria, incluindo um diálogo sobre agricultura familiar na comunidade, apresentação cultural e entrega de alimentos do PAA. O encontro foi encerrado de forma enriquecedora, fortalecendo redes de apoio e promovendo a troca de experiências essenciais para a construção de um futuro mais justo, participativo e sustentável para todos.