Sonho realizado: Prefeitura e Governo de Alagoas inauguram Hospital Regional de Palmeira dos Índios
O novo Hospital Regional de Palmeira dos Índios foi inaugurado nesta sexta-feira (19) em clima de festa, emoção e esperança. O momento histórico, aguardado há décadas pela população palmeirense, contou com a presença do governador Paulo Dantas, da prefeita Tia Júlia, do senador Renan Calheiros, do secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais Júlio Cezar, além de vereadores, deputados, secretários municipais e estaduais, prefeitos e vice-prefeitos de cidades vizinhas e outras autoridades como o senador Renan Calheiros e o vice-governador Ronaldo Lessa.
Com a entrega da unidade, Palmeira dos Índios passa a ser porta aberta no atendimento de urgência e emergência e fortalecendo a rede pública de saúde e beneficiará toda a região.
O secretário de Estado de Saúde Emanuel Barbosa destacou a dimensão e a importância do novo equipamento de saúde.
“Agradeço à equipe técnica da Sesau que se empenhou para entregar este gigante à população de Palmeira dos Índios. Este hospital vai beneficiar Palmeira e todas as regiões de saúde. Estamos entregando uma verdadeira máquina pública, que realizará cerca de 300 cirurgias por mês, atenderá vazios assistenciais da região e contará com leitos de psiquiatria, de pediatria, com alas separadas para crianças e adolescentes, além do primeiro Centro de Nefrologia, com mais de mil sessões de hemodiálise mensais e equipamentos de última geração. Que os profissionais cuidem dos pacientes com humanização e compromisso”, afirmou o secretário de Saúde.
Para o senador Renan Calheiros, a inauguração do Hospital Regional marca um novo tempo para a saúde pública de Palmeira dos Índios e de toda a região. “Este hospital vai garantir atendimento digno, mais acesso e a preservação de vidas. Esta obra começou ainda no governo do Renan Filhobe do Júlio Cezar e foi concluída com a Tia Júlia e o Paulo Dantas. Uma obra grandiosa que vai atender e salvar vidas”, disse o senador.
O secretário Júlio Cezar ressaltou a luta histórica pela concretização do hospital.
“Palmeira esperou mais de 250 anos para ter um hospital desse porte. Fazer um prédio é importante, mas ter um governador como o Paulo Dantas, que garante mais de R$ 30 milhões para o funcionamento deste equipamento, exige coragem e compromisso com o povo. Foi uma luta coletiva, marcada por persistência e fé. Quando portas foram fechadas no passado, Deus abriu uma porta gigante para Palmeira dos Índios. Agora, mães não precisarão mais perder os seus filhos dentro de ambulâncias a caminho de outras cidades”, declarou Júlio Cezar.
A prefeita Tia Júlia se emocionou ao lembrar do sofrimento da população e da alegria pela realização do sonho coletivo. “Hoje é um dia de memória, fé e gratidão. O nosso povo sofreu muito pela falta de atendimento de urgência e emergência. Mas Deus não abandona um povo que tem fé. O então prefeito Júlio Cezar lutou muito para reabrir as portas da saúde em Palmeira e buscou apoio junto ao ex-governador Renan Filho para que esse hospital se tornasse realidade. Hoje, este sonho está de pé, de portas abertas. Esta é a maior obra pública da história de Palmeira dos Índios. O governador Paulo Dantas não inaugura apenas um prédio, mas um capítulo marcante da nossa história. Que este hospital seja um lugar de cura, esperança e vida. A vida venceu”, destacou a prefeita.
O governador Paulo Dantas reforçou o compromisso do Governo de Alagoas com o desenvolvimento do município. “É uma honra estar em Palmeira dos Índios, inaugurando esta obra tão importante. Quando o então prefeito Júlio Cezar me procurou, a obra havia começado e havia o receio de que ela não tivesse continuidade. Afirmei que isso não aconteceria, porque governamos pensando nas pessoas. Em Palmeira, já entregamos creches, escolas, a Uneal, adutoras e estradas. Um benefício não anula o outro e vamos continuar avançando e trabalhando para que Alagoas siga em frente, sem jamais andar para trás”, concluiu o governador.