Vacina que previne bronquiolite em recém-nascidos chega a Palmeira dos Índios
A vacina nirsevimabe chegou a Palmeira dos Índios. O imunizante que protege contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite e infecções respiratórias graves em bebês, já é uma realidade no município.
De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI) do município a administração será realizada, preferencialmente, ainda na Maternidade, desde que o bebê esteja clinicamente estável, seguindo os critérios do Ministério da Saúde.
Podem tomar a vacina os bebês prematuros (maior ou igual a 36 semanas e 6 dias) e crianças menores de 2 anos, com condições específicas, como cardiopatias congênitas, doença pulmonar crônica, imunodeficiências, Síndrome de Down, fibrose cística, doenças neuromusculares e outras condições elegíveis.
A secretária de Saúde Zoé Duarte comemora a chegada do imunizante. “Agora é bebê e mamão protegidos. Já temos a vacina sincicial para as gestantes e, agora, para nossos recém-nascidos e menos de 2 anos de idade. É mais proteção, é mais uma estratégia eficaz que o Ministério promove”, pontua Zoé.
Em caso de dúvidas e demais orientações, a população pode procurar sua Unidade de Saúde para mais informações acerca das duas vacinas.