• Governo |
  • 17.03.20 - 11:29 |
  • Por Lucianna Araújo e Kelly Marques/Assessoria

Prefeitura de Palmeira suspende aulas da rede municipal e de eventos públicos

Reunião de contingência contra o corona virus (Fotos: Diego Wendric/Assessoria)

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), adotou um Plano de Contingência Municipal de Enfrentamento à Doença Coronavírus (Covid-19). Várias medidas, como a suspensão de aulas na rede de ensino público, até o dia 3 de abril, de todos os eventos públicos e privados, e de algumas ações de secretarias, foram determinadas como forma de prevenção da doença. O Governo do Povo também informou que não existem casos registrados do coronavírus na cidade e que a entrada de pessoas vindas de outros estados e países está sendo monitorada.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os coronavírus humanos comuns causam infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta, febre e falta de ar. Esses vírus, algumas vezes, podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. O quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos. Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações se estiver doente, manter os ambientes bem ventilados e não compartilhar objetos pessoais são alguns cuidados que devem ser tomados.

O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde Márcio Henrique explicou algumas medidas que foram tomadas no município e a preocupação constante com a população palmeirense. “É de se assustar. O Brasil precisa tomar medidas para que a Itália de ontem não se transforme no Brasil de hoje. Não podemos esperar que daqui há trinta dias sejamos a Itália de ontem, que dormiu com uma parte de seu território isolada e acordou com um país todo em isolamento. 80% dos casos são leves e serão resolvidos em casa; 20% serão casos mais complicados, onde 5% destes precisarão de internação na UTI e de ventilação mecânica”, destacou o secretário de Saúde.

O secretário ainda explorou o papel do SUS em todo o processo. “Devemos nos estruturar para que não tenhamos pico de disseminação da doença e que ela não apareça de uma só vez como em outros países. Esperamos que esse aparecimento, se surgir, seja gradativo, de tal forma que possamos dar o devido suporte a todos. O Ministério da Saúde, por meio do SUS, tem reportado recursos aos Estados, que por sua vez, têm reportado aos municípios. A aquisição de mais insumos de proteção aos profissionais de saúde, como máscaras, álcool, luvas, capotes e aventais, já foi adquirida pelo nosso município. A UPA terá uma sala de isolamento, com ventilação mecânica, para que aqueles casos suspeitos sejam isolados dos demais pacientes da Unidade. Também anteciparemos a campanha de vacinação contra a Influenza, que inicia na próxima segunda, dia 23, para profissionais de Saúde e idosos com mais de 60 anos de idade”, completou Márcio Henrique.

Segundo o prefeito Júlio Cezar, as medidas adotadas pelo município envolvem um plano de ações para contingenciar o coronavírus. “Apesar de não termos nenhum caso registrado do coronavírus no nosso município, estamos tomando várias medidas, como barreiras municipais e evitar aglomeração para não corrermos riscos de contaminação. As aulas foram suspensas na rede municipal pois os pais e as mães estão preocupados e as medidas servem para tranquilizar as pessoas. Até o dia três de abril, todos os eventos públicos e privados estão suspensos, e a Guarda Municipal e a Polícia Militar estarão atentas a isso, em caso de descumprimento das nossas decisões. Temos uma rede pronta no município, para mantê-lo o mais distante possível desta doença. Pedimos que as pessoas, ao sentirem os sintomas do coronavírus, procurem a Upa para que o devido atendimento seja feito, com encaminhamento de um diagnóstico preciso e eficaz. Todo cuidado é essencial, neste momento”, disse o prefeito.