• Economia |
  • 19.03.20 - 09:05 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Setor Produtivo busca alternativas para crise devido ao coronavírus

Representantes das entidades do setor produtivo de Palmeira dos Índios, como Associação Comercial, Sindlojas e Conselho de Turismo, estiveram reunidos nesta quinta-feira (19), quando foi criado o Comitê do Comércio para Gerenciamento da Crise do CODIV-19, o coronavírus. Na ocasião, foi eleito o representante do Setor Produtivo para participar do Comitê Municipal de Enfrentamento à doença, que é presidido pelo vice-prefeito e secretário de Saúde Márcio Henrique. Várias alternativas foram pensadas para minimizar a crise. Uma delas foi o Delivery, que faz o serviço de entrega de produtos em domicílio.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo Cléa Carvalho, várias ideias para minimiza os efeitos da crise provocada pela pandemia do coronavírus já foram pensadas. “Convidamos o dono de uma plataforma para discutir conosco uma alternativa, com apoio das entidades. Também temos a ideia de uma campanha orientando o consumidor a não sair de casa. E, se sair, compre no seu bairro, compre do pequeno comerciante. Outra alternativa é ver com as federações uma articulação com as instituições financeiras para liberação de linha de crédito. Também foi discutido sobre a proliferação através da feira livre e pensamos algumas alternativas para minimizar os efeitos da crise por causa do vírus.  Unidos somos mais fortes”, disse a secretária Cléa Carvalho.

A secretária destacou que os participantes da reunião tomaram as devidas precauções no sentido de evitar contato físico uns com os outros. “Também foi sugerido buscar a parceria das federações para articular junto aos bancos linhas de crédito para ajudar aos empresários a quitar seus compromissos com a queda do movimento, evitando demissões futuras, e dar férias aos funcionários que estão no grupo de risco. Na reunião, tomamos os cuidados por causa da proliferação do vírus, pois não sabemos o que pode acontecer. Como medida de precaução, cada participante sentou a um metro de distância, um do outro”, finalizou a secretária Cléa Carvalho.

Estiveram presentes à reunião a articuladora do Programa Empreeder, programa de apoio as MPEs por meio do Sebrae e das Associações comerciais Maria Gleide Jane, a agente de Desenvolvimento do Município, que ficaram de buscar, junto ao Sebrae, algumas destas alternativas como orientação para o empresário e consultoria on-line, que ajudará a dar um norte para as MPEs nesse momento de crise.