• Coronavírus |
  • 02.06.20 - 08:22 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Palmeira é referência em leitos de UCI e UTI para pacientes com Covid-19 na região

Leitos da UCI na UPA de Palmeira dos Índios (Foto: Diego Wendric/Assessoria)

Os 8 novos leitos da Unidade de  Cuidados Intermediários (UCI) e os 5 de observação clínica, instalados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios são destinados, exclusivamente, aos pacientes de Covid-19, o novo coronavírus. Além de assistir o município, as duas alas, recém-inauguradas pelo prefeito Júlio Cezar e o secretário de Estado da Saúde Alexandre Ayres, servirão de referência para os municípios da 8ª Região de Saúde como Minador do Negrão, Belém, Estrela de Alagoas, Quebrangulo, Igaci, Cacimbinhas e Tanque D’arca. O Hospital Regional Santa Rita, também em parceria com o Governo do Estado, entregou à população seis leitos de UTI e cinco de enfermaria que darão suporte aos casos mais graves da doença.

Os leitos da UPA e do Hospital estão registrados na Central de Regulação de Leitos da Sesau, um importante instrumento que indica a unidade mais próxima para atender os pacientes em estágios avançados. “Dessa forma, o paciente é encaminhado para a cidade mais próxima com os leitos de UCI, UTI ou de observação clínica mais próximos. Agora, graças à parceria do Governo Municipal com o Governo Estadual, Palmeira tem os leitos próprios para atender à população local e de regiões vizinhas. Após a pandemia, os leitos permanecerão na Unidade para atender os casos clínicos e de traumas. Foi um ganho enorme para a nossa região”, explicou a coordenadora e enfermeira da UPA de Palmeira Maria Amélia Silva.

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, a parceria entre a Prefeitura de Palmeira e o Governo do Estado foi importante para a implantação dos leitos no município. “Volto a destacar e agradecer a parceria do governador Renan Filho com Palmeira dos Índios e toda a dedicação do secretário estadual da Saúde Alexandre Ayres. Com a nossa UPA e o Hospital equipados para atender os pacientes graves, devido ao coronavírus, muitas vidas serão salvas. Torcemos para que ninguém precise se internar nessas Unidades mas, se isso acontecer, o paciente será bem atendido e receberá todos os cuidados necessários das nossas equipes, que estarão de prontidão para socorrer aqueles que mais precisam”, disse o prefeito Júlio Cezar.