• Saúde |
  • 11.08.20 - 07:37 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria Fotos: Diego Wendric/Assessoria

Prefeito Júlio Cezar entrega equipamentos para Unidades de Saúde, em Palmeira

As comemorações dos 131 anos de Emancipação Política de Palmeira dos Índios continuam e hoje (11), pela manhã, o prefeito Júlio Cezar e o secretário municipal de Saúde Diorgenes Costa entregaram diversos equipamentos para três Unidades de Saúde.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Osvaldo Silva, que atende cerca de 300 pacientes, recebeu equipamentos de cozinha industrial e aparelhos para auxiliar nas atividades lúdicas dos pacientes. Foram entregues 02 bebedouros, 01 liquidificador industrial, 01 fogão industrial, 01 aparelho de DVD, 01 caixa amplificada, 01 TV 50’ e 60 longarinas. O CAPS está, atualmente, sob a coordenação da assistente social Elaine Suane.

Muito emocionada, a mãe Josinete Nascimento Rocha, parabenizou a equipe da unidade pela assistência prestada ao filho Ruan, paciente do CAPS. “Meu filho está aqui há 1 ano e quatro meses e estou muito satisfeita com toda a equipe. Sou muito grata, pois meu filho chegou aqui em situação crítica. Também recebo assistência para aprender a lidar com meu filho e isso é de fundamental importância. Falo aqui em nome de todos os pais e mães que tem filho aqui, muito obrigada”, falou dona Josinete.

O Centro de Reabilitação de Deficientes Físicos de Palmeira dos Índios (Credefipi), em convênio com a Pestallozi de Arapiraca, entregou 34 equipamentos ortopédicos: 25 cadeiras de roda, 12 cadeiras de banho, 01 andador e uma almofada, beneficiando 34 usuários. A psicopedagoga e coordenadora Vera Montenegro esteve presente junto com a equipe multidisciplinar e agradeceu a parceria com a Pestallozi e a espera pela mudança de prédio. “Nossos agradecimentos são para nossos usuários, equipe e a Associação Pestallozi, que sempre esteve conosco quando precisamos de aparelhos ortopédicos e próteses. Graças a essa parceria podemos entregar esses aparelhos aos usuários que tanto precisam. Estamos agora aguardando ansiosamente pela entrega do nosso novo prédio, que está com obras bastante avançadas. Será um ganho imenso para nós e para nossos usuários”, disse Vera.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a comitiva foi recebida pela diretora geral Maria Amélia e pelo diretor médico Bruno Ferro. Lá foram entregues 08 poltronas hospitalares, 03 camas hospitalares, 02 ventiladores mecânicos, 02 cadeiras de roda, 01 eletrocardiógrafo e 02 carrinhos de curativo.

O secretário Diorgenes Costa reforçou o empenho da equipe da UPA durante a pandemia e o apoio do Governo do Estado. “Gostaria de agradecer, mais uma vez, ao secretário de Estado Alexandre Ayres, que sempre está com as portas do seu gabinete abertas para Palmeira dos Índios. Sem o apoio e parceria do governo estadual, seria difícil equipar nossa UPA da forma que ela está hoje, sendo considerada a maior UPA do interior de Alagoas. Após a pandemia, a UPA terá 13 leitos equipados com ventilador mecânico, um marco para a saúde pública do município”, destacou.

O prefeito Júlio Cezar parabenizou a todos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo trabalho desenvolvido e o compromisso com o povo palmeirense. O prefeito também ressaltou todo o trabalho que está sendo feito nas unidades de saúde e a dedicação com que a SMS vem trabalhando durante a pandemia. “Durante esta manhã entregamos equipamentos que humanizam ainda mais a assistência aos usuários da saúde pública. Aqui na UPA, assistimos mais de 12 municípios, fora alguns estados que mandam pacientes para cá, porque nos tornamos referência. Aumentamos a capacidade de atendimento da UPA, dobramos o número de médicos. São quatro médicos atendendo diariamente, todos os dias da semana. Abrimos mais leitos de UTI, todos equipados com os mais modernos equipamentos. Passamos a gerar 140 empregos diretos aqui nessa unidade. E o mais importante: com recursos próprios. Então hoje, o dia é mais para agradecer e parabenizar a toda a equipe da UPA, que trabalha incansavelmente para salvar vidas”, pontuou Júlio.

Todos os equipamentos entregues na manhã de hoje foram adquiridos com recursos próprios. O prefeito Júlio Cezar e o secretário Diorgenes Costa estiveram na companhia de secretários municipais, vereadores, representantes do Conselho Municipal de Saúde e técnicos da SMS.